terça-feira, 4 de junho de 2019

Primeiro dia no Vale Sagrado


Dia 15/05/2019 – Pisac, Ollantaytambo e Chinchero

Acordei e fui tomar café da manhã com Lais. É no terraço onde ficam as mesas e tem uma bela vista da cidade de Cusco.


Me despedi dela e fui com o guia até a praça. Lá ele me colocou numa van que foi pegando outras pessoas pelo caminho até a van parou numa garagem. Nesta garagem, saímos da van e entramos num ônibus com um guia mesmo de verdade. Os passeios lá são tudo assim. Vão de van pegando todo mundo nos hostel, leva até a uma garagem que tem um ônibus específico que faz determinado passeio. Durante essa transição conheci um casal de aposentados brasileiros que estavam viajando. Muito gente boa e fomos conversando durante a viagem. São de São Paulo eles.
Entramos no ônibus que faz o passeio e dali comecei a gravar o caminho, tanto o feito pelo ônibus, quanto o que fiz a pé. O caminho pode ser visto clicando aqui.


Powered by Wikiloc

Durante a viagem até a nossa primeira parada, se passa por vários lugares interessantes com grandes visuais. Recomendo ficar do lado direito do ônibus, que foi onde eu estava.
Nossa primeira parada foi em Pisac. Estava doido para conhecer esse lugar. Chegando lá, vi que no mesmo ônibus que eu estava, tinha mais duas brasileiras. Neta e avó. Pedi para a neta tirar umas fotos pra mim.

Ali comprei o boleto turísto parcial 3

entrada de pisac




A guia foi nos informando sobre o lugar, até que chegou um momento que ela nos deixou livre para andar pelo o lugar. Eu, claro, resolvi ir até o lugar mais alto que tinha lá. No topo. Parecia ser um mirante bem legal.

la no topo



Vi que uma hora e pouco em Pisac é muito pouco. Aquilo lá é gigante. Fui até o topo e tinha mais caminho descendo a frente. Como tinha hora contada e não queria perder o restante do passeio, vi que tinha que voltar. Não dá para conhecer Pisac inteiro em pouco tempo. Voltei com certa pressa até cheguei no local marcado e a guia já estava caminhando de volta para o ônibus. O caminho de volta também tem outras passagens, mas que dão na saída. Fui por elas para não repetir o caminho e ter outras vistas.
De volta ao ônibus, hora de pegar a estrada e ir até Urubamba. Ali era o nosso lugar para almoçar. Já estava incluso no pacote, se não me engano. Mas as bebidas geladas eram a parte. Ali tinha diversas opções de comida. Aproveitei e resolvi experimentar o Ceviche, prato típico do Peru. Achei o Ceviche deles mais apimentado do que os comparados no Brasil. Enfim, gostei.

entrada

prato principal (aqui eu comi/provei o ceviche)

sobremesa (uma bosta)

arara lá no restaurante em urubanba. tinha 2. uma vermelha e uma azul.

bob marley
Pedi uma coca cola, mesma sabendo que tinha que pagar por ela. Minha coca veio um pouco quente. Perguntei em inglês para um rapaz ali do lado se a dele estava gelada. Disse que sim e realmente estava mais gelada que a minha. Pedi um copo com gelo e, para minha surpresa, eles tinham gelo!!! Finalmente achei um lugar que tinha gelo. Maioria dos lugares que fui, as bebidas não vêm exatamente gelada. Vem em temperatura ambiente. Tudo bem que lá é um pouco frio, mas não é GELAAAADO. Dessa vez consegui bebida gelada, hehe.
Tinha um Venezuela do meu lado na mesa. Conversamos um pouco. Falei que estava para visitar o país dele, subindo a monte Roraima no carnaval, só que devido ao fechamento da fronteira, não tinha como e tive que abortar a viagem.
De barrigão cheio, voltamos para a estrada e fomos conhecer Ollantaytambo. Antes mesmo de descer do ônibus a guia nos advertiu que lá ventava bastante e ela está certa. Venta um cadinho. Ponto de levar o seu chapéu ou algo do tipo e nunca mais ver. Eu não tinha nada que o vento poderia levar, então estava bem.






Lá, para quem quisesse, poderia descer ali e já ir pegando trem para Águas Calientes. Algumas pessoas fizeram isso.
Assim que chegamos lá no topo, no templo do sol, depois de alguns minutos começou a cair uma chuva leve. Cheguei a ficar preocupado em que poderia estragar o passeio, mas a chuva mal deu para molhar o chão. Chuvisco.
Com o ônibus um pouco mais vazio, já que algumas pessoas ficaram para ir para águas calientes, pegamos mais umas horas até chegar em Chinchero. Chegamos já anoitecendo


comprei uma das melhores luvas que já coloquei na vida

Chinchero é bom que tem banheiro 0800. La vende também vários artigos feitos com lã de alpaca. Comprei uma luva MUITO boa. Realmente esquenta. Primeira luva que uso na vida que realmente esquenta. Luva de alpaca adulta, pelo que disse a vendedora. 15 soles e valeu cada centavo. Já vou me preparando para as próximas viagens, que provavelmente serão em lugares frio e desérticos.
Enfim, depois de ouvir o discurso das vendedoras ali em Chinchero, voltamos o ônibus e o destino final era Cusco.
Chegando em Cusco, o ônibus nos deixou próximo ao Templo do Sol. Dali fomos andando. O casal de aposentados veio comigo. Eles estavam preocupados porque já era tarde e queriam trocar os dólares que haviam levado, porém, maioria das casas de câmbio fecha um pouco cedo. Já era mais de 19h. No meio do caminho mostrei uma para eles que estava aberta e ali eles ficaram e nos despedimos. Um dia a gente se esbarra por ae.

templo do sol a noite

vista la do hostel a noite

Voltei para o hostel. Lais vomitando. Falei para ela fazer um teste de gravidez. Deixei ela dormindo e fui para o centro comprar um miojo. Fiz meu miojo no hostel e fui dormir. Amanhã, o programado era fazer Moray e Maras. Seria eu o mais novo papai em Cusco? Veremos...

Nenhum comentário: