quarta-feira, 29 de maio de 2019

Viajando para Lima


Introdução

Chegando o grande dia de fazer meu primeiro mochilão. Não era bem a minha primeira experiência internacional, mas era a primeira vez que eu que comprava a passagem, eu que fazia o roteiro, eu que reservava os hostel, eu que fazia todo o planejamento. Era como se eu estivesse voando de avião pela primeira vez também – na verdade não era, porque viajei quando era criança, mas não lembro de nada então não conta. Era como se fosse a primeira vez também.
Quando tive a ideia de fazer um mochilão, seria o clássico da américa do sul: Peru, Bolívia e Chile. Cheguei até a montar roteiro e ver o que fazer em cada lugar. Mas, a vida vai andando e as coisas vão mudando. Uma dela é que comecei a namorar Lais. Ela tem mais experiência em viajar para o exterior do que eu. Porém, nunca tinha feito um mochião. Era nossa hora. Como ela só poderia fica do dia 07/05 até o dia 23/05 resolvi mexer nos meus planos do mochilão e deixar para conhecer só o Peru. Deixei Bolívia e o norte do Chile para uma próxima oportunidade. Assim foi. Fomos.


Planejamento
O programado era viajar para o Peru e conhecer/fazer as seguintes atividades:



Lima: conhecer a cidade, Miraflores e a cripta dentro da igreja San Francisco.
Huaraz: laguna Paron, nevado Pastoruri, laguna 69.
Ica e Huacachina: conhecer o oásis, passeio de buggie e sandboard nas dunas do deserto.
Paracas: passeio de bicicleta no parque nacional.
Cusco e o Vale Sagrado: conhecer a cidade e fazer os passeios Pisac, Ollantaytambo, Chinchero, Moray e a salinas de Maras.
Águas Calientes e Machu Picchu: ir andando até hidrelétrica, conhecer Machu picchu e a montanha em si.
Montanhas Coloridas: subir a famosa Rainbow Mountain e seus 5036m de altitude.
Arequipa: conhecer a cidade, ver a “múmia” Juanita e o passeio no Canyon Del Colca.
Lima: Passar o último dia em na cidade e voltar para o Brasil.

Do planejado, uns 98% deu certo. Só em Paracas que as coisas não deram muito certo, mas foi por culpa minha. Explicarei mais à frente.


Logística
O transporte de uma cidade a outra foi toda feita de ônibus. Usamos sempre a “Cruz del Sur” para os deslocamentos e sempre à noite, de forma que pudéssemos pernoitar na estrada e já acordar numa cidade nova no dia seguinte... Mas vou logo avisando: é beeem complicado dormir em ônibus. Não dá para descansar muito bem. E olha que a Cruz del Sur é uma das melhores empresas de ônibus que tem por lá. Sempre fomos no segunda andar. Talvez ir no primeiro seja melhor e consiga dormir mais já que fica menos sujeito aos balanços da estrada, embora seja mais caro essa opção.
Apenas no último dia, que em vez de pegarmos um ônibus de Arequipa para Lima, pegamos um vôo local pela “Peruvian” para não ficarmos mortos de cansaço, já que de ônibus era aproximadamente 17h de viagem, enquanto que de avião era menos de 2h. Como era o final da viagem também, nos demos esse luxo já que tínhamos economizado bastante durante a viagem.


Hospedagem
Reservamos QUASE tudo com uma certa antecedência, pelo Booking. Como era um casal viajando procurei sempre um quarto que tivesse cama de casal e não fosse compartilhado. As vezes tinham um ou outro que tinha banheiro privativo. Recomendo alugar um que tenha sempre cama de casal e banheiro privativo. Fica bem mais confortável. Daria para a viagem ser mais barata do que já foi se for viajar sozinho (ficando em quartos compartilhados que é bem mais barato).
Em todos os hostels tem a opção de contratar os passeios por eles mesmo. Fizemos isso porque não queríamos perder muito tempo e os preços não são tão diferentes das outras agencias. Já incluía tudo: transporte, guia e alimentação. Da para poupar ainda mais caso queira perder mais tempo procurando de agencia em agencia.

Lima: 776 Oscar House – camas confortáveis com bons cobertores; banho quente muito bom, wifi razoável. Ambiente bem agradável e boa localização.
Huaraz: Aldos Guest House – camas confortáveis com bons cobertores; banho quente excelente; wifi bom, tem varal para quem quer lavar roupa; linda vista no terraço; possui um bebedouro o que faz com que economize nas compras de água para beber; ambiente bem agradável e boa localização. O melhor hostel que fiquei.
Ica: Desert Nights Hostel – camas confortáveis com bons cobertores; banho quente muito ruim; wifi ruim. Tudo ao redor é um pouco caro, já que essa região é só para o turismo mesmo. Boa localização.
Cusco: Yuri’s House Hostel de Plaza – camas confortáveis com bons cobertores; mas quarto é um pouco frio o chão e as paredes; banho quente é elétrico então não é muito bom, já que tem que abrir pouco para a água realmente sair quente; wifi muito bom. Ótima localização e um bom custo x benefício, já que todos os hostels perto da plaza de armas são caros.
Aguas Calientes: Intillaqta Machu Picchu – camas confortáveis com bons cobertores; banho quente ruim (mas acho que foi azar nesse dia que fui); wifi razoável para ruim mesmo sendo um modem por andar; ambiente agradável e boa localização.
Arequipa: La Casa de Sillar Hostel & Foods – camas confortáveis com bons cobertores; quarto feito com as rochas do vulcão e é quentinho; banho quente muito bom; wifi muito bom; ambiente agradável e boa localização. Segundo melhor hostel que fiquei durante a viagem.
Lima: La Casa de Alvaro – camas confortáveis com bons cobertores; banho quente muito bom; wifi bom; ambiente agradável e boa localização.


Alimentação
Se for um passeio específico, geralmente o almoço e café da manhã já vem incluso no pacote e vale mais a pena fechar tudo no pacote pois lá na hora a comida é mais cara do que comprando no pacote que os hostel vendem.
Não costumávamos almoçar, já que estávamos andando pela cidade. Mas, quando paramos para comer a comida saía barata. Algo em torno de 10 a 20 soles por pessoa. Chegamos a comer por 8 soles, e comida boa! Comida não será um problema: geralmente vem muita (sempre é uma entrada, o prato principal e as vezes vem junto uma sobremesa e um suco com tudo incluso).
As vezes comprávamos alguma coisa no mercado e fazia a nossa janta no hostel. Sai mais barato.
Coisas que achei caro em comparação com o Brasil: Leite e seus derivados; pizza. As bebidas também achei que a maioria delas vem em temperatura ambiente, em vez de gelada. Foi difícil achar um lugar que vendesse bebida gelada lá. Gelo então... difícil.

==x==

Dia 07/05/2019 – Indo para o Peru
Já tinha ido para a casa da Lais no dia anterior, então no grande dia apenas tomamos nosso café da manhã, arrumamos as últimas coisas fechando a mala, tomamos nosso banho, almoçamos e meu sogro nos levou até o aeroporto galeão.
Depois de nos despedir dele, fomos fazer o check-in. Já tinha feito pelo celular mas fomos imprimir do mesmo jeito. Depois, despachar a mala. Feito isso, ficamos andando pelo aeroporto inteiro. Lais não conhecia muito, só algumas partes. Eu só conhecia porque tinha ido ali uns anos atrás quando estava para comprar um carro.
Depois de andar quase o aeroporto inteiro, fomos para a parte de embarque e o free shop. Compramos um cappuccino para ajudar a matar o tempo.


Embarcamos no avião e demorou quase uma hora para decolar. Demorou bastante. Já de noite, o avião decolou. Lais deixou eu ficar na janela, hehe. Legal ver as cidades e os pontinhos amarelos das cidades lá de cima. As tremidas do avião com as pequenas turbulências que não estou acostumado. Foi legal.
Chegamos em Lima, pegamos nossa mala e, conforme tinha combinado com o hostel via Booking, tinha um motorista (Davi) nos esperando. Entramos no carro e finalmente chegamos no nosso hostel em Miraflores, o 776 oscar.
Fizemos o check-in, entramos no quarto e já ligamos o wi-fi. Dei notícias aos meus sogros de que estávamos vivo, hehe, então fui tomar banho e dormir. O dia seguinte prometia e começava a explorar as belezas do país.


==x==
Índice da Aventura



Nenhum comentário: