quarta-feira, 29 de maio de 2019

Passeio em Lima

Dia 08/05/2019 – Passeio pela capital Lima

Acordamos e fomos direto para a rua para trocar dinheiro e passar num mercado que tinha ali próximo para comprar algo para fazer o café da manhã. Lais trocou uns 2 mil reais. Fomos no mercado e compramos poucas coisas, até porque só iriamos ficar em Lima esse dia. A noite, iriamos para Huaraz. Pegamos um uber até a rodoviária cruz de sul para já garantir a passagem para Huaraz. Compramos a passagem e então começamos a passear. Mais uma vez, um taxi, mas agora até a praça das armas.
Ao chegarmos na Plaza de Armas, a mesma se encontrava fechada. Seria um dia de azar? A polícia tinha colocado grades ao redor e bloqueando a passagem de algumas pessoas. Queriam evitar protestos. Demos a volta e tentamos entrar por outra rua e, conversando com o guarda, ele liberou nossa entrada. Ele viu que a gente era só turista, então deixou entrar.

O legal foi que tivemos a praça praticamente só para gente. Não deu para ir no centro da praça, mas conhecer tudo por ali. Fomos andando contornando a praça e depois numa fonte por ali. Dali, fomos para o monastério de San Pedro, já que sabíamos que ali tinha uma cripta. Pagamos a entrada do museu e o guia e começamos o nosso passeio.

Uma pena que não permitem tirar foto de lá. É bem legal e diferente. A cripta é deixada para o final do passeio. A igreja é bem bonita. Um órgão gigante lá. Os crânios e ossos na cripta são bem legais.
Conhecido a igreja e a cripta, voltamos até a praça das armas e adivinha? Estava liberada! Estava com o cerco policial ainda, mas entrava quem quer. Vai entender esses peruanos, haha. Almoçamos por ali por 8 soles o prato (com entrada, prato principal, suco e uma sobremesa). Mais à frente comemos um churros.

Finalmente entramos na praça em si para tirar fotos e conhecer. A fonte ali perto já não estava mais ligada, mas tá bom. Já havíamos conhecido com ela ligada.
Pegamos um ônibus de volta para miraflores (1 sol e pouco a passagem) e então era minha vez de trocar dinheiro. Troquei 2 mil reais também igual a Lais, com uma cotação um pouco menor. Cada lugar, uma cotação (com poucas diferenças nos centavos, mas tem).
Fomos andar pelo bairro turístico de Miraflores. Ali a gente consegue ver o oceano pacífico.

Conhecemos o farol, o parque do amor e depois paramos para comer um crepe/manjar de doce de leite. Muito bom!
Voltamos para o hostel, fizemos o checkout, pegamos nossas coisas e com mala e tudo partimos para o parque de la reserva para ver o circuito mágico das águas.

Conhecido o parque de mala e tudo, e sempre de olho no relógio para não perder o ônibus para Huaraz, negociamos bastante com um taxista para nos levar até a rodoviária por 12 soles (estavam cobrando 20 soles).
Chegando na rodoviária, “despachamos” a mala, um pequeno lanche e embarcamos na nossa primeira viagem de ônibus intermunicipal no Peru. Oito horas aproximadamente até chegar em Huaraz. Tentamos dormir no ônibus, mas é difícil. Falta de costume talvez.