quinta-feira, 30 de maio de 2019

Laguna 69

Dia 11/05/2019 – Laguna 69

Dormimos cedo no dia anterior já que neste grande dia tínhamos que acordar as três e pouco da manhã. Nem comemos nada. Nos arrumamos e descemos para ir para o passeio. Lá embaixo, uma Kombi veio os buscar. Aldos, o dono do hostel, veio falar com a gente se preferíamos esperar mais meia hora e ir num ônibus em vez da Kombi. Eu e Lais não nos importamos em ir na Kombi, porém... ela não pegava!
Saímos dali da frente do hostel com a Kombi pegando depois de algumas tentativas e fomos pegando o resto do pessoal nos outros hostel. Em cada lugar a Kombi falhava. E com isso aumentando a tenção entre a gente. Medo de perder o dia e não conseguir fazer o esperado passeio. Tentei sair da van, mas o guia pediu para esperar que iam conseguir outro meio de transporte. Depois de alguns minutos, apareceu o Aldo justamente com o ônibus que ele pretendia nos levar. Foi todo mundo da van para o ônibus e finalmente pegamos a estrada. O bom que foi mais confortável.
Nesse meio tempo turbulento entre a Kombi e ônibus, vi que o brasileiro que tinha falado comigo ontem também estava no passeio para a laguna 69. No ônibus, tinha pessoas indo para a laguna 69 (o brasileiro, Lais e eu) e o resto do pessoal, tudo com mochila cargueira, indo fazer a travessia/trekking santa cruz.
Nossa primeira parada foi para tomar café da manhã num lugar chamado “El granero” em Huashao. Dali comecei a gravar o tracklog. O caminho que fizemos, tanto a pé como de carro, pode ser visto clicando aqui.

Powered by Wikiloc

Ali no café da manhã começamos a conversar mais com Leonardo, o brasileiro. Gente boa toda vida.
De volta a van, mais uns poucos minutos depois chegamos na entrada do parque Huascaran. 30 soles o valor do ingresso naquele setor.
Mais um pouco de estrada e uma pequena parada para fotos na laguna Llanganuco / Chinan Cocha.


Minutos depois, com belas imagens, finalmente a van parou numa curva e falou que quem fosse fazer a Laguna 69 deveria descer ali. Só desceu nós três. O guia falou o caminho que deve seguir e continuou a viagem de carro com o resto do pessoal do ônibus. Falou que deveríamos estar ali de volta tal hora para sermos resgatados de volta.
Descemos do ônibus e começamos a caminhar. Logo vimos que o Leonardo é bom de perna e nos passou rapidamente. Rapaz alto. Uma pernada dela é umas duas minhas, haha. Foi só eu e Lais durante o trajeto.

início da caminhada





O trekking é todo autoguiado. Não precisa de guia. Só seguir as plaquinhas e ir. Lindas paisagens e lindas cachoeiras. O caminho é tranquilo até que começa a subida.

uma cachoeira na direita

outra na esquerda

Começa as subidas e a falta de ar, o cansaço. No caminho passa por alguns mirantes e uma pequena lagoa. Ao chegar nessa lagoa brinquei com Lais dizendo que essa era a Laguna 69, haha.


Brinquei com Lais dizendo que essa era a Laguna 69


Depois de muito andar e parar para recuperar o folego, pensar em desistir duas vezes, andar até morrer... finalmente chegamos na laguna 69.

Primeira vista da lagoa 69


linda







Depois de curtir o lugar, comer alguma coisa, agradecer, tirar fotos, descansar um pouco e me batizar (mergulhei a cabeça) numa das águas mais geladas que já senti em toda a minha vida ... era hora de voltar.
Chegamos de volta na van, com alguns minutos sobrando ainda do horário combinado. Subimos no ônibus e chegamos de volta em Huaraz ainda com sol. Muito bom isso.
Arrumamos nossa mala no hostel, tomamos banho e fomos jantar. Comemos Lomito ao Hugo e Talharin Saltado por 8 soles cada. Fizemos checkout e nos despedimos de Huaraz. Deixou saudades. Era hora de pegar o ônibus sentido à Ica e o seu oásis em Huacachina. Saindo do frio do gelo para ir ao calor de um deserto.




Nenhum comentário: