terça-feira, 4 de junho de 2019

Paracas


Dia 13/05/2019 – Parque Nacional de Pacas, um dia perdido

Esse dia era para ser um passeio de bicicleta pelo parque de Paracas. Mas foi um dia que tudo deu errado. Explicarei.
Acordamos em Huacachina e, ficamos um pouco de preguiça para levantar. No fim, levantamos e fomos nos mover para ir até Paracas. Fomos até a Cruz de Sul e o primeiro ônibus era só lá pras 10:50 da manhã. Quase 11h. Se contar o tempo de deslocamento até lá, chegaríamos na hora do almoço. Resolvemos então ir até o terminal central, pegar um ônibus até pisco. Antes, ainda em Ica, compramos água e a passagem para mais tarde de Ica até Cusco as 19:30. Está ai um dos problemas: a restrição de conhecer o parque e está na rodoviária de Ica as 19:30. Isso complicou bastante.
Outra complicação: deslocamento até Paracas. A ideia então era ir até pisco, chegando lá, pegar um transporte até o centro, alugar uma bike e de lá ir andando até o parque e aí sim conhece-lo. O problema que até chegarmos no parque, já era mais de meio dia. Estávamos com fome, sol na cabeça, pouco tempo, fazendo esforço andando de bicicleta... resultado: vimos que não daria para aproveitar o lugar então fomos andando apenas até o museu de Paracas, o mirante das aves e voltamos para o centro da cidade para ver se encontrávamos uma praia legal para ficar e nos banhar no oceano pacífico.
Andamos até o centro, devolvemos a bicicletas, e fomos para uma praia ali perto, “chaco” se não me engano. Horrível a praia. Muito feia e fedorenta. Muitas algas.
Foi um dia decepcionante. Não conhecemos o parque, gastamos dinheiro, tempo e não fizemos nada. Culpa minha que não me planejei bem para este dia. Um oceano inteiro para conhecer e iria me banhar justamente no pior lugar? Nem quis entrar na praia ali no centro da cidade. Compramos um sorvete e já resolvemos voltar para Ica. Fomos numa agencia e compramos uma passagem de van até lá, por 20 soles cada.
De volta em Ica, arrumamos a mala, tomei um banho em segundos, fizemos o checkout no hostel e partimos para Oltursa. Outra empresa de ônibus que tem no Peru. Um pouco pior que a Cruz del Sur. A viagem para cusco demoraria mais de 10h. Seria uma viagem cansativa num dia decepcionante. Mas, a viagem continua e a próxima parada era na famosa cidade de Cusco.



Nenhum comentário: