quarta-feira, 5 de junho de 2019

Travessia Prados x Tiradentes


Dia 25/05/2019
No dia anterior, ainda de noite, meus sogros me levaram na rodoviária de carro, jutno com Lais. Ela ficou com vontade de ir, mas como ainda estava recuperando a saúde, achamos melhor vender a vaga dela e ela não foi.
Chegamos na rodoviária e fomos os primeiros a chegar. Logo depois apareceu careca e Vanessa. Assim que chegaram, nos cumprimentamos e logo o motorista deles percebeu que o pneu tinha furado. Trocaram ali mesmo, na hora.
Minutos depois a van chegou. Logo logo, apareceu todo mundo. Me despedi de Lais e dos meus sogros e entrei na van. Fiquei num bom lugar. Deu para descansar.
Pegamos a estrada e umas horas depois paramos em 3 rios para esticar as pernas.
Amanhecendo, chegamos em prados e fomos direto para uma padaria. De barrigão cheio, seguimos nosso caminho e fomos para o início da travessia. O caminho que fizemos pode ser visto clicando aqui.



Powered by Wikiloc


Começamos a travessia em si. Andamos até dizer chega. Primeira vez fazendo aquela trilha e tive que guiar todo o pessoal. Única ali com um algum instrumento de localização. O wikiloc. Nem GPS era. Só tem doido, hehehe. O Carlos Lanes já tinha feito essa trilha uma vez, mas foi há muito tempo então nem lembrava muito. Acabei ficando de frente mesmo.

Os hômi

As muié

Fomos andando até que chegamos no mirante da garganta.


mirante da garganta


Mais um pouco de caminhada e chegamos em uma bifurcação. Era para o mirante do cruzeiro. Eu sabia que ali era só um bate-e-volta, mas o povo seguiu em diante, seguindo o Lanes. Continuou o caminho por ali. Tiveram que voltar já que a trilha acabava uns metros depois. Fiquei esperando eles voltarem. Ali peguei a dianteira mesmo e o povo foi me seguindo. 




Orientação difícil a partir dali. Desviamos do caminho umas duas vezes. Poucos pontos com água.
Andamos bastante até que finalmente chegamos no nosso destino para aquele dia. O nosso camping selvagem no meio da travessia. Perto do túmulo do carteiro.
Chegamos no camping ainda com luz. Montei barraca e fui descer até o tumulo do carteiro já que ali perto tem uma cachoeira. Era o meu local de banho. Esperei o povo sair e tomei um banho peladão ali mesmo. Muito bom.
Voltei para o camping com uma garrafa de 1,5L cheia (com clorin), mais a minha leiteira cheia de água para poder cozinhar o miojo que levei.
Careca e outros, nesse meio tempo, foram caçar galhos secos para poder fazer uma fogueira. Ali tinha bastante galho seco.
Começou o pôr do sol e rendeu ótimas fotos. As meninas se acabaram. Fotos ficaram muito boas.




Anoiteceu e acendemos a fogueira. Ficamos de papo até umas 21h e então fui dormir.





Dia 26/05/2019
Acordei cedo, mas não porque eu queria: porque começou a passar muita gente pelo lugar que estávamos acampados. Engraçado que no dia anterior mal vimos pessoas pela travessia. Já na manhã deste dia, ali no camping, parecia que estava passando uma procissão.

Acordei e tinha um cara voando de balão ao longe, no horizonte

Arrumei minhas coisas, tomei um café da manhã, desmontei minha barraca e então vi que o povo ainda estava levantando. Hehe, me adiantei muito. Deveria ter ficado mais de preguiça.
Esperei o povo comer o café da manhã e começamos a nossa caminhada. O dia hoje seria tranquilo. Boa parte era descida e ainda tinha cachoeiras para poder descansar.

um dogão veio nos visitar
Caminhamos um pouco e já chegamos no mirante do carteiro. Ali tem banquinho debaixo de uma árvore. Logo atrás, uma vista linda de Tiradentes.

Mirante

chega de fotos, hehe


Continuamos nossa caminhada e chegamos na cachoeira do mangue.




Algumas pessoas passaram direto. Eu, claro que não poderia dispensar um mergulho naquela cachoeira linda. Tirei minhas roupas e parti para um mergulho.
Devidamente batizado, continuamos nossa caminha para a próxima cachoeira: a do despacho. O grupo se dispersou um pouco e cheguei ali na cachoeira com poucas pessoas.

Cachoeira do Despacho
Já estávamos bem próximos do fim da travessia. Resolvemos então continuar descendo e encontrar o motorista num campo que tem ali perto da cachoeira do despacho e ali tomar outro banho. Assim já entraríamos limpos e cheirosos na van. De lá, iríamos conhecer a cidade histórica de Tiradentes. Foi o que fizemos.
Banho tomado, partimos para Tiradentes. Almoçamos e começamos a andar pelo centro da cidade. É bem pequeno.



Andando pela cidade...




Fomos primeiro na igreja principal e depois numa pracinha. Gostaríamos de ter ido na maria fumaça, mas ela já tinha partido e tínhamos pouco tempo para curtir a cidade, já que ainda tinha toda a estrada de volta para o rio.
Voltamos para Van e pegamos a estrada. Chegando no rio, nos despedimos e cada um foi para suas respectivas casas. Peguei um Uber até a casa de Lais e lá fiquei. Muito bom. Foi cansativo porque tinha acabado de voltar da viagem para o Peru e já emendei nessa travessia. Foi cansativo, mas foi bem legal. Deu para curtir bem.



Nenhum comentário: