quarta-feira, 5 de junho de 2019

Machu Picchu


Dia 18/05/2019 – Machu Picchu, o grande dia!

Acordei bem cedo, as quatro da manhã e desci para tomar o café da manhã. O hotel só abre para o café da manhã as 5, mas como já havia pedido para deixar um lanche para mim as 4, fui lá comer.
De barrigão um pouco cheio e já com a mochila com tudo nas costas para ir embora, fui fazer a minha caminhada até Machu Picchu. Caminho feito pode ser visto clicando aqui.

Powered by Wikiloc


Andando ainda de noite, de madrugada na verdade, cheguei no primeiro checkpoint. Este, só abre as 5 da manhã. Entrei na fila e fiquei aguardando abrirem. Ao chegar a minha vez, pediram o ingresso e o passaporte. Falaram que tinha ingresso para duas pessoas e perguntaram por Lais. Senti uma falta enorme dela ali e falei que ela não pôde vir. Continuei a minha caminhada até cheguei no início da trilha, o Camino Peatonal.



Comecei a subir. Uma subida sem fim. Ainda a noite e subindo... comecei a ver os primeiros raios de sol rasgando o céu. No meio da caminhada já dá para ouvir os ônibus subindo. Depois de um bom tempo subindo, cheguei na portaria. Suado e um pouco cansado, fui no banheiro. Dois soles o banheiro.

Fui para a fila da portaria e mais uma vez pedem os ingressos e o passaporte. Perguntei sobre o caminho até a montanha e me indicaram. Fui seguindo a trilha, até que passei por um mirante clássico. Estava tão cheio que nem quis parar. Ia passar ali na volta, talvez. Não tinha sol ainda também... as fotos não iriam ficar boas.
Fui andando até que cheguei na portaria/controle para o topo da montanha Machu Picchu. Estava fechada. Enquanto não abria, fui dar uma volta e acabei achando um outro mirante, perto da Casa do Guardião que é muito mais bonito.

Machu Picchu sem a luz do sol ainda




O sol ainda não tinha nascido e mais uma vez as fotos não ficariam legais, mas era um bom passatempo até abrirem a porta para a montanha.
Dado a hora, voltei ao controle, assinei minha presença e comecei a subir a montanha. É uma escadaria sem fim. Bem cansativa. Somado ao cansaço da trilha para chegar até ali.

escadas que não acabam mais

e machu picchu vai ficando cada vez menor



Ao finalmente chegar lá em cima, comi alguma coisa, bebi água e orei um pouco. Lá tem um mirante também com uma vista bem legal.

até que se chega no topo


mirante no topo da montanha machu picchu


Mais uma conquista

Ali, acabei conhecendo mais três brasileiros. Tirei fotos para eles e um deles tirou para mim. Ali orei bastante para que Lais melhorasse. Depois de orar, comer um pouco e descansar... era hora de descer.
Fui descendo a montanha e mais uma vez me encontro com o Leonardo. Dessa vez ele e o primo dele. Nos cumprimentamos e nos despedimos. Passei na portaria e assinei minha presença (um check-out) e aí sim fui conhecer o sítio arqueológico de Machu Picchu.

Agora o sol apareceu

não tinha uma nuvem no ceu





Turistandoooo

Faz pose



Há!!!!




Mais uma foto e chega de viadagem

Conhecido tudo, terminei a caminhada por ali, mas nem lembrei que tinha a opção de carimbar o passaporte. Ainda bem que já tinha carimbado antes. Passei direto indo para o “Caminho Peatonal”. Descendo toda vida. Estavam vendendo água ali, mas estava uns 7 soles e ainda quente. Hahaha, nunca que eu iria comprar. Ainda bem que ainda tinha uma pequena reserva de água comigo.

quase não tiro foto de braço cruzado

Descido a trilha inca, era hora de caminhar mais dez quilômetros até chegar na hidrelétrica.
Fiz o caminho sozinho dessa vez. Em uma parte, perto de uma ponte, uma menina travou. Medo de cair. Ajudei ela a passar e segui meu caminho.


Já quase no final, bem perto da hidrelétrica, como vi que estava com tempo sobrando ao combinado no dia anterior com o motorista, resolvi parar num restaurante por ali e almoçar.



Enchi o barri o barrigão e descansei uns minutinhos. Apareceu uns brasileiros e comeram ali também, mas nem falei com eles. Fui até a hidrelétrica. Cheguei lá com uns 10 minutos antes do combinado no dia anterior. Acabei tendo que esperar uns 40 minutos para que a nossa van saísse.
Todos na van, pegamos a estrada de volta a Cusco. Paramos num lugar para ver o pôr do sol e fazer um lanche.


Chegando em Cusco já a noite, fui caminhando tudo até chegar no hostel. Ao chegar, vi que Lais estava acordada e, graças a Deus, estava bem. Melhorado consideravelmente. A ponto que nem cancelou o passeio para as montanhas coloridas no dia seguinte. Estava curada, graças a Deus. Não sei se o que foi, mas as orações ajudaram bastante. Já sabíamos que ela não estava grávida. Teste tinha dado negativo também. Não foi dessa vez que virei papai, hahaha. Ufa! Rs. Eu já tinha até uma história caso ela estivesse realmente grávida, e Lais até curtiu: Falei que um dia mostraria a minha foto no topo da montanha Machu Picchu para ele(a) e diria que sua mãe era para estar comigo ali na foto, só não foi porque foi nesse dia que ela descobriu que estava grávida. Mas, não foi dessa vez ... ainda bem, hehehe.

Tomei banho e fomos direto dormir porque o dia seguinte era para a montanha colorida e, prometia ser um dos passeios mais difíceis de toda a viagem.



Nenhum comentário: