quarta-feira, 5 de junho de 2019

Aguas Calientes


Dia 17/05/2019 – Caminho para Águas Calientes

Acordei, tomei meu café lá na varanda esperando Lais acordar. Lá tinha um casal de franceses e fiquei conversando com eles em inglês. A menina sabia falar português, mas nem falamos em português. Ela morou um tempo na Belo Horizonte. Comentei que minha namorada falava francês, mas que não estava muito bem. Enjoada. Ao se despedirem, minha namorada chegou. Tomou apenas o suco. Me deu os parabéns mais uma vez já que era o meu aniversário e conversamos sobre o que iríamos fazer. Se iríamos embora logo ou não. Ela queria que eu fosse para Machu Picchu mesmo assim. Queria estar comigo. Chegou a chorar, tadinha. Uma pena, mas não dava. Decidido que eu iria sozinho, ela disse que provavelmente iria num médico. Falei que qualquer decisão que ela tomasse, me mandasse mensagem pelo whatsapp para que eu fique ciente.
Peguei minha mochilinha me despedi e segui o meu caminho saindo de Cusco para pegar uma van até a hidrelétrica. Entrei na van e recomendo ficar do lado esquerdo da van. O caminho é muito bonito e ficando do lado esquerdo, que é o que fiquei, vai curtir bastante o passeio. O caminho até a hidrelétrica dura umas seis horas. Tem uma parada para tomar um café da manhã.

Hotéis de luxo onde o quarto é uma capsula no meio da montanha

Primeira parada para quem não tomou café da manhã é num restaurante




Depois de subir a montanha pela estrada, passando por várias cachoeiras, conseguimos ter uma vista do cume. Lá tem vi uma galera fazendo um downhill daquela montanha. Deve ser bem legal, já que esse caminho a água da cachoeira atravessa a estrada por onde passam os carros e bicicletas. Deve ser bem legal.
Ao chegar na hidrelétrica o motorista quis saber quem tinha o passeio com o almoço incluso. Creio que ninguém ali tinha. Todos foram seguindo o seu caminho. Não almocei. Tinha alguns suprimentos na mochila. Queria chegar logo em águas calientes para poder conhecer o lugar e dormir cedo. O caminho feito até lá pode ser visto clicando aqui.


Powered by Wikiloc


Desci da van e comecei a seguir os trilhos

na direita tem essa plaquinha mandando seguir uma pequena trilha. Tinha um casal de brasileiros descendo.

aqui acaba a pequena trilha e aí sim começa a seguir os trilhos até chegar em aguas calientes

10 km de caminhada até aguas calientes / machu picchu pueblo



Comecei a minha caminhada pelos trilhos de trem e depois tem uma pequena trilha que se pega a direita. Lá vi um casal de brasileiros descendo essa trilha. Subi até que se chega nos trilhos de trem mais uma vez. Lá é só seguir os trilhos pela trilha que tem na esquerda. Andar na trilha, não nos trilhos.



Assim que cheguei na famosa ponte de metal que tem no caminho, o trem passou. Foi bem legal essa experiência. Quase um presente de aniversário.

(vídeo da ponte)

Estou caminhando normalmente, sem pressa, mas não muito devagar, quando de repente sinto alguém se aproximando por trás de mim, num ritmo mais forte e já quase me ultrapassando. Olho para trás e quem era? Leonardo! O brasileiro que conheci quando estava em Huaraz. Foi muito legal encontra-lo ali.

Leonardo me encontrou no meio da trilha

Um restaurante/camping no fundo



Primeira vista para um pedaço de Machu Picchu

Primeira vista para Aguas Calientes

Fomos caminhando juntos até a águas calientes. Ele tem um ritmo mais forte que o meu, mas consegui acompanha-lo. Falei que era o meu aniversário e ele me deu os parabéns. Falou que o dele tinha sido uns dias antes também. Foi bem legal isso. Dei os parabéns para ele também.
Ele disse que estava indo e era ele e um primo dele. Estava indo na frente já que o primo não tinha muito o costume de fazer trilhas e andar muito, então foi de trem. Mas o horário do trem dele era bem tarde. Iria para Águas Calientes conhecer o lugar e de lá esperar o primo.
Chegamos em Águas Calientes e nos separamos. Cada um foi procurar o seu hostel. Antes, marcamos de nos encontrar por ali para tomar uma cerveja.



Cheguei no hotel, fiz o check-in e já paguei porque iria sair na madrugada do dia seguinte para ir conhecer Machu Picchu. Pedi para reservarem um café da manhã para mim e subi para o quarto no último andar. Assim que cheguei vi que o quarto era bem bonitinho e tinha uma vista legal. Bem fiel ao que tinham na internet.


vista do quarto

Liguei o wifi e fui falar com Lais. Embora seja um modem por andar, a internet deles não é muito boa. Lais disse que não iria no médico já que não tinha feito seguro saúde e iria gastar uma boa grana caso fosse. Estava pensando seriamente em ir embora. Falei que iria com ela. Falou para eu ir para Machu Picchu e assim que a gente voltasse resolveria o que fazer. Cancelei minha reserva no hostel em Arequipa, que era o nosso próximo destino, e já tinha em mente em voltar para o Brasil assim que chegasse em Cusco de novo para pegar Lais. Ela falou que ia esperar eu voltar então e iriamos ver o que fazer.
Fiquei conversando com Lais um pouco e então deixei o celular carregando e fui tomar um banho. Não sei se foi azar nesse dia, mas o banho quente ali foi uma tarefa difícil. Caiu água quente por uns 5 minutos só e depois parou. Depois de um tempo a água quente voltou a cair, mas só que caia fria. Eu, claro que isso não ia me impedir de tomar banho. Tomei banho frio assim mesmo. Reclamei na recepção, mas já tinha tomado banho. Outras pessoas também reclamaram.
Tomei meu banho, aparei um pouco a barba e fui dar uma volta em Águas Calientes. Bem bonitinha a cidade. Lais iria gostar. Um tanto romântica.

Um mulher do sul do Brasil que tirou essa foto pra mim. Brasileiros em toda parte.

Praça de aguas calientes / machu picchu pueblo

igrejinha


Preços dos Ônibus para quem quer subir by bus

Onde se pega os ônibus

Ali mesmo já consegui o meu carimbo de Machu Picchu no passaporte antes mesmo de subir até lá.


Andei mais um pouco por Machu picchu Pueblo e então fui comer uma pizza. Sabor da pizza: Machu Picchu, haha. Pedi uma dessa e uma Inca Cola.

Pizzaria que fui

Pizza sabor Machu Picchu e uma inka cola

Ali na pizzaria recebi a mensagem do leonardo dizendo que estava num restaurante e que o prato feito era uns 15 soles se não me engano.
Depois de pagar a pizza e conversar com lais no wifi da pizzaria, fui ao encontro do Leonardo. Caçar esse tal restaurante. Ele disse que era perto do rio. Comecei a andar e não achava de jeito nenhum. Isso foi bom porque andei quase a cidade toda e vi bastante coisa. No meio do caminho comprei um adesivo e um patch de lá para colocar na mochila.
Fui mais uma vez ali no centro, tirei umas fotos para uma gaúcha que conheci ali na hora e ela tirou umas para mim. Entrei na igrejinha mais uma vez e orei para a melhora da Lais.
Depois de andar, andar e andar... finalmente achei o tal restaurante que Leonardo estava. Finalmente, tomei uma cerveja local do Peru. Ele que me recomendou. Gostei.

Eu e Leonardo tomando um cerveja Cusquenã no dia do meu aniversário

Achei um bilhete no restaurante de exatamente no mesmo dia que eu estava ali (meu aniversário) só que 2 anos atras, em 2017

Jogamos conversa fora, criticamos o governo brasileiro, haha, e bebemos cerveja. Ao sair do restaurante vimos alguns papeis pendurados na porta com alguns dizeres e datas de gente de todo o mundo. Ali, vi um de um brasileiro no mesmo dia que estávamos, a saber, 17 de maio, meu aniversário, só que há uns dois anos atrás. Foi legal isso.

Nos despedimos e o primo dele ainda não havia chegado. Fui embora para o hostel para dormir. Amanhã seria o grande dia de conhecer Machu Picchu.



Nenhum comentário: