terça-feira, 27 de agosto de 2019

Viajando para Goiás

Uma "breve" introdução
Essa viagem começou antes mesmo de eu comprar a passagem. Explico:
De início, a minha ideia era subir o Monte Roraima no carnaval. Comprei a passagem com bastante antecedência e consegui até um preço muito bom. Paguei R$ 900 para sair do RJ até Boa Vista em Roraima. Parcelei em tantas vezes. Paguei o Passeio até lá também. Estava tudo certo para eu subir o monte Roraima no carnaval de 2019... Até que... até que... O presidente da Venezuela fechou as fronteiras com o Brasil!!! Graças a uma crise no país, houve um conflito entre o presidente Nicolaz Maduro e o presidente auto proclamado Juan Guaidó, entre receber ajudas humanitárias dentro da Venezuela. Para evitar essa atitude, Maduro – que tem as forças armadas ao seu favor – ordenou que fechasse as fronteiras. Isso durou todo o carnaval. Então eu não tinha muita opção. Liguei para a empresa da qual comprei a passagem e, sem querer lutar por nada, resolvi apenas trocar a passagem. Destino escolhido foi a chapada dos veadeiros. Para tal, o plano agora era ir até Brasília, alugar um carro e dali ir até a Chapada em Goiás.
Troquei a passagem RJ x RR por uma passagem do Rio até Brasília, ida e volta, com despacho de mala, mais o seguro, mais a multa por remarcar a passagem. Isso tudo acabou comendo todo os 900 reais que tinha de “crédito”. Acabou sendo a passagem mais cara para Brasília que eu poderia ter comprado.
Tinha um prazo para escolher a data da viagem. Esse prazo dependia do dia em que comprei a primeira passagem. Meu limite era até novembro de 2019. Sem saber que dia escolher, comecei a olhar datas especiais e feriados para escolher um dia para viajar de avião sentido Brasília. Escolhi o dia 13 de Agosto, que é o dia do economista. Dia escolhido porque sou economista e estas seriam as minhas primeiras férias como economista, e como funcionário público. Era um bom dia para festejar. Além disso, tinha um espaço considerável de tempo entre o dia da viagem e o dia que pedi a troca. Papo de uns 5 meses. Assim, teria tempo o suficiente para me planejar e para minha namorada tentar se programar no trabalho e ir junto comigo. Essa era a ideia inicial. Embora ela já conhecesse a chapada dos veadeiros, ela tinha interesse em voltar já que os lugares mais bonitos de lá ela acabou não indo.
Conversei com meu chefe e pedi os 10 dias de férias que estavam faltando das férias de 2017. Tudo certo. Com o destino escolhido e o dia escolhido, agora era só planejar o que visitar na chapada. Olhei bastante coisa na internet. Planejamento ficou:

Planejamento
Dia 01 – Chegar em Brasília, alugar o carro, dirigir são João da Aliança e completar o carro de combustível, chegar na vila de São Jorge e fazer check-in no camping.
Dia 02 – Mirante da Janela.
Dia 03 – Trilha dos saltos e corredeiras.
Dia 04 – Trilha dos Cânions e carioquinas.
Dia 05 – Trilha da cachoeira do segredo, fazer checkout, ir no vale da lua, jardim da maytrea ver o pôr do sol e ir para alto paraíso fazer checkin no camping.
Dia 06 – Cachoeira Almécegas e São Bento
Dia 07 – Cachoeira Loquinhas
Dia 08 – Cachoeira Santa Bárbara
Dia 09 – Cataratas do Couros 
Dia 10 – fazer checkout no camping, dirigir até Brasília, conhecer o planalto, dirigir até aeroporto, entregar o carro na locadora, voar para casa.

Divulguei a minha ideia de viagem em alguns grupos de whatsapp com amigos e Joelson “careca” e sua companheira Rose resolveram embarcar junto comigo nessa aventura. Vi como era o processo de alugar um carro e já aluguei – seria minha primeira vez alugando um carro. Estava tudo certo. Era só ir.
Infelizmente minha namorada não conseguir ir junto com a gente por causa do trabalho. Ficou só eu e o casal careca e rose.

Hospedagens
Para a vila de São Jorge, por indicação da minha namorada, fiquei no camping taiuá ambienta. Um dos melhores campings que já fiquei na vida. Recomendo d+. Diária de R$ 40. Tem um bom wifi, camas no meio do terreno disponível para pernoitar ali ou só descansar, bom espaço para colocar as barracas, umas camas colocadas no alto com o céu aberto de modo que da para ver uma lua cheia absurda de linda, banheiro super grande e super limpo (com toalhas disponíveis e álcool para passar na tampa do vaso).
Para o camping em Alto Paraíso, reservei pelo booking.com o lugar chamado “consertamos disco voador”. Não é dos melhores... mas se for em baixa temporada e não for final de semana, que foi o nosso caso, da para ficar de boa. Digo isso porque o terreno é inclinado em algumas partes, o que dificulta para quem esta acampando. Só tem uma mesa pequena para fazer as refeições e apenas 2 banheiros. Sinal de internet bom... mas pelo preço que se paga, até que o camping vale pena no custo x benefício. Custo de R$ 25 a diária. Tudo em alto paraíso é um pouco caro.

Aluguel de carro
O aluguel do carro ficou em R$ 535,00 para os dias da viagem. Aluguei pelo “rentacar.com” que me indicava a localiza como a opção mais barata. Ai por curiosidade, fiz o mesmo orçamento e de um carro na mesma categoria e saiu mais caro alugando diretamente pela localiza do que pelo rentcar. Fui de rentacar.com.

Vamos aos relatos de viagem agora.



Dia 1 – 13/08/2019, Deslocamento do RJ até a vila de São Jorge em GO

Acordei bem cedo, tomei café com a minha sogra, me despedi de Lais e meu sogro me levou no aeroporto Santos Dummont. Minha primeira vez lá nesse aeroporto.
Chegando lá, me despedi do meu sogro e comecei entrar em contato com o casal Joel (careca) e Rosa. Eles já estavam lá. Eles achavam que estava antecipados porque estavam se focando no horário de partida e não no de embarque. Falei que eram para eles entrarem no horário de embarque, e que já estava na hora deles irem. Hehehe. Se eu não os achasse ali, era bem capaz deles perderem o avião. Eles embarcaram e fique esperando minha vez. Dei umas boas voltas pelo aeroporto até chegar a hora.
Como já havia pesquisado antes, sentar do lado direito do avião quando este sai do Santos Dummont vale muito a pena porque tem uma vista bem legal do rio e do pão de açúcar. Realmente valeu a pena. Fica a dica.


Achei esse mantra no chão da cadeira onde fiquei

Viagem foi tranquila até que chegou a hora de aterrizar: parecia que o avião despencava e voltava o normal. Várias vezes vindo aquele frio na barriga a cada vez que ele "despencava". Aterrizou e fiquei mais tranquilo.
Chegando no aeroporto comecei a mandar mensagem para tentar achar o casal dentro do aeroporto. Eles já estava perto da van que nos levaria para a localiza.
Depois de todas as formalidades e protocolos com as papeladas, pegamos o carro. Como já era mais de meio dia, a fome começou a bater. Falaram que tinha um restaurante dentro de um posto de gasolina muito bom e barato. Para lá nós fomos e enchemos o bucho. Deu uns R$ 11,90.
De barrigão cheio, pegamos a estrada. Pista muito boa. Coloquei uns 130 km/h tranquilamente. Muita reta. Já havia pesquisado previamente para dar uma parada na cidade de São João de Aliança, já em Goiás, para abastecer o carro porque o combustível é mais barato do que na chapada em si. Enchemos o tanque e vimos que ali perto do posto tinha um mercado também.

Carro alugado: FIAT Argo


Fizemos uma compra gigante para muitos dias. Bastante comida com a intenção de fazer nossa própria comida no camping.

Chegando no pórtico em Alto Paraíso

e já partindo para a Vila de São Jorge

Voltamos para a estrada. Passamos pela cidade de Alto Paraíso e chegamos no camping na Vila de São Jorge já de noitinha.
Fizemos o check-in, arrumei minha barraca, falei com o povo pela internet, tomei banho e então fui da um pequeno passeio pela vila a noite.


Cansado, voltei para o camping, comi alguma coisa e fui dormir.

Nenhum comentário: