terça-feira, 27 de agosto de 2019

Trilha da cachoeira das Almécegas

Acordei e assim que saí da barraca, vi que já tinha bastante gente que estava ali no camping antes da gente, indo embora. Gostei porque só tem um banheiro ali na área do camping em si e tem mais um dentro da casa onde fica a recepção.
Deixei minha barraca numa area reta (plana) e perto do muro, usando a corda ali como varal

Terreno um pouco inclinado

Entrada do camping


Levantamos, pegamos o carro e fomos direto caçar um supermercado para fazer compras dos suprimentos que precisaríamos para ficar ali. O ruim era achar um supermercado aberto as 7 da manhã de um domingo. Depois de rodar um pouco (a cidade é pequena), achamos um e compramos bastante comida.
Aproveitamos que estávamos na rua, fomos numa padaria e compramos um pão de queijo e roscas que comemos dentro do próprio carro voltando para o camping.
Já de volta, arrumamos nossas comprar, tomamos café da manhã e comecei a me arrumar para fazer trilha. O casal que estava comigo não quis ir dessa vez. Preferiu descansar.
Peguei o carro e parti sozinho para fazer a trilha das Almécegas. O caminho que fiz você encontra aqui.

Powered by Wikiloc


Cheguei na portaria e ali já tinha uma pequena fila de carros para entrar, e uma placa informando o preço.

Entrada

Fila


Como eu queria fazer almécegas I e II e na volta ir na cachoeira de São Bento, o valor é de 40 reais. Paguei e peguei a estradinha de chão que te leva até o estacionamento da Almécegas I. Após uns 15 minutos cheguei no estacionamento. Eu falo estacionamento, mas não é pago ok? Só se paga os 40 reais de entrada e não se paga mais nada. Estacionamento aqui se entenda como um lugar para deixar o carro.

Estacionamento



Deixei o carro ali e comecei a minha caminhada.

no meio do caminho tem uma bifurcação que, se pegar para esquerda, se chega numa tirolesa.

Fui em direção as cachoeiras e, quando se está bem proximo das Almécegas I, tem uma pequena bifurcação que tem a opção de ir no mirante e seguindo por ele, a cacheira em si; ou ir para o topo das Almécegas, onde tem várias piscinas para descansar.

Bifurcação: esquerda são as piscinas no topo da cachoeira

Bifurcação: direita é o mirante e a base da cacheira


Escolhi ir primeiro no mirante, e ali seguir para a base da cachoeira me banhar.


Mirante

Após conhecer o mirante, é só seguir o caminho que você vai descendo até a queda da cachoeira.


é a água mais fria da chapada dos veadeiros (na minha opinião)

Deixei minha mochila por ali e resolvi pegar um pequena caminho pelas pedras para poder ver a cachoeira de frente.

muito bonita



Tirei umas fotos, entrei na água, fui até a sua queda e então fiz um pequeno lanche. Ali, fiquei conversando com o salva-vidas, que fica meio que a "paisana" já que não tem nenhuma indicação mas ta ali para evitar de alguém fazer alguma besteira ou se afogar. Falou que teve um maluco que deu um salto ornamental lá de cima das piscinas até ali. Quando ele percebeu o cara já estava no meio do ar. Falou que ali é muito profundo e pode pular - nas áreas que ele apontou - tranquilamente. Tem dois pontos da salto ali na base. Pulei só do menorzinho. O outro eu nem me atrevi ir até lá.
Curtido bastante o lugar, me sequei, peguei minhas coisas e voltei até a bifurcação mas dessa vez para conhecer as piscinas no alto da cachoeira.



Vista de lá de cima



Ali acabei conversando com uns ciclistas que apareceram entrando por outro lado da fazenda. Tinha uma pequena família ali e me diverti vendo as crianças reclamando do frio da água, hehe.
Me sequei mais uma vez e era hora de voltar para o carro para ir dirigindo até o estacionamento da Almécegas II.

Estacionamento

A trilha é bem curtinha. Bem próxima de onde se deixa o carro. Anda um pouquinho de nada e já se chega na cachoeira.





Ali fiquei saltando várias vezes no canto direito. A parte esquerda é rasinha e tem umas pedras lisas. Da para ficar de boas por ali.
Um menino estava cheio de medo de pular. Fui ali fiquei conversando com ele e com os pais incentivando ele a pular. Depois de muito encher, ele finalmente venceu o medo e pulo. Depois, não queria mais parar de pular, haha.
Uns minutos depois chegou um casal e fiquei ali conversando com eles. Resolvemos ir no canto direito e ali tem um lugar muito bom para saltar.
Depois de brincar bastante e curtir o lugar, me sequei e voltei para o carro. Voltei tudo até a portaria onde e deixei o carro por ali mesmo para fazer a trilha até cachoeira de São Bento.
Já bem proximo a portaria, parei num restaurante muito bonito que tem por ali. Os preços não eram muito camaradas, então fui no banheiro e saí.





Peguei a trilha para a cachoeira São Bento. Bonitinho o caminho até lá.






Cachoeira São Bento


Alguns pontos para salto

Depois de vários mergulhos, ir até a queda da cachoeira, comer o resto de comida que tinha levado, era hora de ir embora. Voltei até o carro e, ao sair da portaria, vi uns jovens pedindo carona até o centro de alto paraíso. Parei pra eles.
Chegando no centro, deixei o pessoal e fui para o camping. De volta em "casa", tomei banho, conversei com o casal, comi um sanduíche e então resolvi dar uma volta pela cidade para comprar lembranças e conhecer um pouco mais.




Ali recebo ligação de Laís dizendo que meu sogro tinha se acidentado mas estava tudo bem. Nada d+.
Voltei para o camping, conversei mais um pouco com o casal Rosa e Careca, jantamos e então resolvi esticar a coluna um pouco mas acabei dormindo direto.

Nenhum comentário: