terça-feira, 27 de agosto de 2019

Trilha dos Saltos

Na noite anterior, careca estava roncando pra caramba então resolvi sair da barraca e ir dormir nas camas que tem ali na cozinha. Melhor coisa que fiz. MUITO melhor.
Ao acordar, li um pouco, tomei meu café da manhã com o pessoal, arrumamos nossas mochilas e partimos andando para o parque mais uma vez a pé.




O dia de hoje prometia ser mais cansativo. Chegamos no parque, pagamos o ingresso (R$ 17) e, dessa vez, não precisamos assistir o vídeo que exibem no início. Enchemos nossas garrafas com água e partimos para a trilha. O caminho feito pode ser visto aqui.


Powered by Wikiloc

Fomos seguindo as setas indicativas do parque até que chegamos numa bifurcação, onde os guarda-parques estavam tralhando fazendo a manutenção/revitalização das placas.




Resolvemos ir primeiro nos mirantes, depois ir nas cachoeira salto 120, salto 80, cachoira do carrocel e depois corredeiras. Seguindo o caminho indicado.


Fomos caminhando até que chegamos no primeiro mirante. Tem vista para o rio e justamente para o mirante da janela, que fomos nos primeiros dias.
Saindo dali se chega no próximo mirante: o da cachoeira salto 120.


andando um pouco mais se chega no topo da queda cachoeira 120. Vários peixinhos ali. Água cristalina. Dali já se tem vista para a salto 80. Fomos até lá.

Vista para a salto 80

chegamos nela




Ali na salto 80 foi um lugar que eu senti uma energia muito boa. Simplesmente não tinha vontade de sair daquele lugar. O dia estava lindo, a água deliciosa... tudo perfeito. Ali sim eu senti as belezas da chapada.
Depois de me banhar bastante, paramos numa sombra ali nas pedras para fazermos um pequeno lanche e descansar.
Seguimos nosso caminho até que chegamos no mirante para a cachoeira do carrocel.

mirante

vista



Depois do mirante, resolvemos descer até o poço da cachoeira. Rosa já estava um pouco cansada, e como para ir até o poço tinha uma boa escada para descer, ela pensou na volta e resolveu esperar a gente ali na escada mesmo, hahaha.
Lá foi eu e careca se banhar na cachoeira.


carrocel

Ficamos ali um tempo até que desceu um casal perguntando quem era o marcelo e o careca. Falou que tinha uma pessoa lá em cima esperando a gente. Era a rosa, já de saco cheio de esperar, hahaha.
Voltamos, e continuamos a caminha até que chegamos nas corredeiras.

corredeiras



Ali ficamos mais um bom tempo. Lugar bem calmo. De corredeiras, não tinha nada. Pelo menos não neste dia que a gente foi. Lugar bem calmo e tranquilo. Bem família. Comemos e demos o que comer para os peixinhos.
Depois de um bom tempo resolvemos ir embora.

tipo um estacionamento

estrutura para cadeirantes

vimos que ali tinha uma estrada de chão da qual poderia ir de carro e uma estrutura boa que dava para ir até cadeirantes.
Na volta para a portaria do parque, resolvemos seguir essa estrada de terra em vez de voltar pela trilha já havíamos feito na ida. Só para conhecer um pouco mais do lugar e ver sempre coisa nova. Foi bom porque, como era mais aberto, pegamos um ventinho muito bom. O caminho pela estrada é plano 90%. Tem 2 subidos. Para quem está com o corpo cansado da cachoeira, pesa um pouco. Uma eu enfrentei. Na segunda subida,era justamente uma bifurcação que voltava pela trilha. Resolvi ir pela trilha e o casal pela estrada para ver onde saía (como eu estava com o mapa no meu celular, sabia justamente onde sairia a estrada e por isso fui pela trilha).
Todo mundo junto e de volta a sede do parque, deixamos nossas lembranças e registros no mural do parque.




Voltamos para a vila de São Jorge. Ao sair da portaria e passar perto do estacionamento, vimos um carro que não tinha parado no estacionamento em si. Furaram o pneu dele. Cuidado. Se vai de carro até ali perto, não economize os 15 reais de estacionamento pois pode ter um prejuízo maior de ter que comprar um pneu novo. Ou, faça que nem a gente: vá andando.

De volta ao camping, descansei, comi um cachorro quente, li um pouco e entrei na internet.
Resolvi andar mais um pouco pela vila. Fui ver como comprar ingressos antecipados para ir na cachoeira do Segredo para o dia seguinte. Como o Centro de Informações ao Turista já estava fechado, teria que acordar cedo e tentar comprar ingresso.

são jorge

aquela cara de bunda por encontrar o CAT fechado

loja para comprar alguns doces e afins

De volta ao camping, não jantei. Eu e careca comemos um mingau com os produtos que deixaram no próprio camping, hehe. Ficamos conversando com um casal que tinha ido na cachoeira dos couros hoje e falamos sobre o caminho. Dia seguinte, todo mundo iria para a cachoeira do Segredo.
Depois de comer o mingau e bater papo, fui para a cama que tem na cozinha e dormi por ali mesmo. Não dormi na barraca de novo. Dormi bem. Fiquei com calor durante a noite, mas de manhã já  estava sentido frio.






== x ==

Índice da aventura
Dia 02 – Mirante da Janela.
Dia 07 – Cachoeira Loquinhas.


Nenhum comentário: