terça-feira, 27 de agosto de 2019

Cachoeira do Segredo

Tinha dormido nas camas que tem na cozinha mais uma vez. Acordei um pouco cedo e todo mundo estava dormindo. Aproveitei e fui logo arrumando as minhas coisas já que este seria o último dia na vila de São Jorge. A tarde, a ideia era pegar a estrada e ir para o camping em alto paraíso.
Como não havia conseguido comprar os ingressos para a cachoeira antecipadamente no dia anterior, fui caçar pela vila onde poderia comprar. Meu medo era por que era final de semana e existe um número máximo para pessoas entrarem. Não queria perder a vaga e o planejamento da viagem. Sabia que poderia comprar lá na hora, mas caso já estivesse atingido o limite máximo de pessoas, já era. Não queria correr esse risco. Fui andando e perguntando aos locais, até me indicaram

bem ali no casinha verde


é um lugar ao lado do restaurante buriti. Comprei os ingressos para mim, rosa e careca.
Voltei ao camping e já estava todo mundo acordado. Tomamos nosso café da manhã com pão e ovo mexido, arrumamos nossa mochilas e partimos para o carro.
Conforme a moça que me vendeu os ingressos havia me dito, são aproximadamente 10 km dali até a entradinha para uma estrada de chão que da acesso até a cachoeira do segredo. Foi certeiro! Depois de 10 km se vê a placa a esquerda dizendo que ali era a entrada para a cachoeira. 

placa na entrada da estrada de chão

Chegamos na portaria e, como já tínhamos os ingresso, entramos direto. Antes, perguntamos ao rapaz da entrada se dava para atravessar os rios com o carro e ele disse que sim. 
Fiz isso porque, ao pesquisar sobre o local antes de começar essa viagem, tinha vistorelatos de pessoas em que tiveram que caminhar um bom pedaço já que os rios estavam muito fortes e os carros normais não passariam. Por isso perguntei ao guarda. Ele dizendo que estava tudo tranquilo, lá fomos nós.
Fomos andando e atravessando os pequenos riachos com o carro. Foi até bem legal... e então chegamos no estacionamento. Ali comecei a gravar no wikiloc.
O caminho feito pode ser visto clicando aqui.

Powered by Wikiloc




Descemos do carro e começamos a nossa caminhada.


Além de atravessar os riachos com o carro, tínhamos que atravessar mais alguns andando mesmo... mas bem tranquilo e caminhando pelas pedras.


Fomos andando e encontrando algumas pessoas pelo caminho. O lugar é bem tranquilo. Da para ir de chinelo. Bem família.


Conforme se vai avançando em direção a cachoeira do segredo, vai se passando por vários poços primeiros. Alguns, na minha opinião, até mais bonitos que a cachoeira em si.




Nos poços batia sol e parecia bem agradável. Continuamos a caminhada até que chegamos na atração principal 


Eu já havia pesquisando antes, que só bate sol nela em alguns meses específicos do ano. Já sabia que ia pegar ela sem sol, mas curti mesmo assim.
Somado ao fato de não bater sol, ali ventar um pouquinho e a água ser um pouco gelada, a sensação de frio foi um pouco mais forte. Isso não me impediu, é claro. Estava um pouco fria, mas nada demais. As águas do Parque Nacional de Itatiaia (RJ) são mil vezes mais congelantes.
Depois de me batizar, curtir o lugar e fazer um pequeno lanche, era hora de voltar. Arrumamos nossas coisa e voltamos para o camping. Lá, tomei um banho, terminei de arrumar minhas coisas e colocamos todas as nossas tralhas dentro do carro porque era hora de pegar a estrada. Hora de ir para Alto Paraíso.
No caminho iríamos passar pelo Vale da Lua e depois ver o pôr do sol no jardim de maytrea. O caminho feito pode ser visto clicando aqui.

Powered by Wikiloc


Assim que se entra na estradinha de chão para ir até o vale da lua, tem um bom descidão. Lá embaixo, o estacionamento.



Rosa e careca não quiseram ir no vale da lua, então ficaram ali na portaria me esperando e conversando com o povo dali. Fui explorar o local e me divertir. No caminho até o vale tem um pequeno mirante.



Chegando no vale da lua. Um lugar bem diferente.






ficou bem cheio depois


Voltei para a portaria onde estavam Careca e Rosa e então pegamos a estrada sentido jardim de Maytrea para ver o pôr do sol.

Infelizmente o pôr do sol fica meio que do lado esquerdo, não deixando a paisagem tão bonita... mas o lugar já é lindo. Vale a pena parar um tempinho ali.



Várias araras azuis e tucanos voando por esse local


Jardim de Maytrea
Voltamos para o carro e chegamos em alto paraíso.

Pórtico da cidade

Chegamos no nosso camping "consertamos disco voador", arrumamos nossa barraca, tomamos banho e fomos comer. Depois de aconchegado e descansado fomos dar uma pequena volta a noite pela cidade.



Depois disso, dormir!



Nenhum comentário: