domingo, 17 de janeiro de 2021

Volta na Ilha Grande - Dia 8

Dia 8 – 20/12/2020 – Bananal x Abraão

                                                                                             

Hoje seria nosso último um dia nesses dias caminhada, saindo de Bananal, onde tivemos uma noite bem cansativa, mas que graças a deus tudo bem. Saindo de Bananal e terminando onde tudo começou: Igreja no Centro de Abraão.


(foto da praia da igreja de abraão com legenda dizendo q é lá)

 

Acordamos e tomamos café ali dentro do quarto mesmo. Lais, na noite anterior, comprou hambúrguer de janta e usamos o restante das comidas que sobraram para fazer o café da manha e ficar bem levinho na caminhada.

De barrigão cheio, arrumamos nossas coisas, pagamos ao Pedro e começamos a caminhar. Neste dia a gente andou 20,33 km. Seria o dia que mais passaríamos por praias diferentes, mas maioria delas bem pequenas. O caminho feito você pode ver clicando aqui.

 

(wikiloc)

 

Passamos primeiro por bananal pequeno e já começa uma subidinha. Ao descer, se chega na praia de Araça. Andando mais um pouquinho se chega na igreja da Freguesia de Santana.

 

(foto da igreja da freguesia de Santana)

 

Ali paramos para tirar umas fotos e, derrepente aparece um porco espinho bem no degrau abaixo de onde eu estava. Foi muito legal. Nunca tinha visto um porco espinho livre assim na natureza. Acho que nem pessoalmente. Todo amarelo ele.

O porco espinho demorou a perceber que eu estava ali. Falei para Lais filmar, assim que falei ele olho pra trás e me viu. Ai começou a caminhar se afastando. Nisso Lais veio filmando. Foi bem legal. Presente da Natureza pra gente. Depois ele correu e se escondeu na mata.

Depois desse presente, voltamos a caminhar descendo até a praia de freguesia de Santana. Estava muito bonita... e um pouco cheia. Alguns barcos chegando, o lugar é lindo. Continuamos a caminha e a trilha ia ficando cada vez mais aberta e tranquila.

 

(foto da ilha de Japariz)

 

Chegamos na praia de Japariz por volta de 11 e pouca da manha. Tinha poucas pessoas na praia. Paramos numa sombra ali para começar a fazer um pequeno almoço. Linguiça e alguma coisa que não lembro mais. Enquanto fazíamos nossa comida, só víamos barcos e mais barcos chegando na praia.

 

(praia de Japariz)

 

A praia que antes estava bem vazia, agora ficou entupida de gente. Os passeios de barcos param todos ali naquela praia. Ficou lotada. Comemos, arrumamos nossas coisas e partimos. Não queríamos ficar ali no meio de tanta gente, hehe. Ao chegar no final da praia, Lais voltou um pouquinho e comprou uma lata de coca-cola.

Voltamos a caminhar, passando pela praia do funil e chegando na praia do Conrado, no vilarejo de Saco do Céu. Ali, vimos uns locais sentados num banquinho num cais e com umas meninas se jogando na água. Ao sair da água elas usavam a mangueira para lavar os barcos para se banharem com água doce.

 

(foto do cai lá no saco do ceu)

 

Resolvemos parar ali também e fazer o mesmo que os locais. Me joguei no cais e ali vi que a água era muito quente. Nunca tinha mergulhado numa água tão quente. Depois ia na magueira me molhar. Ficamos umas meia hora ali, pelo menos. Foi legal.

Nos despedimos deles e voltamos para a caminhada. Passamos pela praia do Galo, Perequê e na Camiranga. Nela, resolveremos tomar mais um banho de mar. Iríamos descansar um pouco já que depois dela, seria a última subida/montanha do trekking e seria bem cansativa.

 

(foto da praia de Camiranga)

 

Curtido o local, era hora de partir. Pegamos nossas mochilas e começamos a subida.

Chegamos num ponto em  que tem uma bifurcação para ir até a praia da Feiticeira. Como Lais já conhecia essa praia, ela resolveu ficar ali esperando na bifurcação enquanto eu ia até la correndo para conhecer. Deixei minha mochila e meu canivete com ela e fui correndo até a praia da Feiticeira.

 

(praia da feiticeira)

 

Exatamente como Lais falou, a praia é bem sem gracinha. Lembrei na hora da mulher que conversamos lá na praia de Aventureiro, haha.

Voltei correndo até Lais e ela estava lá sentadinha me esperando. Voltamos a caminha sentido a cachoeira da Feiticeira.

Depois de uma subida braba, até que com uma vista bonita, chegamos na bifurcação que leva até a cachoeira e deixamos a mochila cargueira ali escondidinha. Fomos leves até a cachoeira.

 

(foto da vista lá de cima chegando perto da cachoeira, com legenda da vista)

(foto da cachoeira)

 

Chegamos na cachoeira e ela estava vazia!!! Nós, é claro, nos batizamos. Como não era muito cedo, por volta das 16 ou 17h, achei que não ia aparecer mais ninguém ali e então resolvi nada pelado dessa vez. Quando eu ia tirar a sunga, apareceram dois gringos hahaha. Acabaram com minha ideia.

Depois de nos secar, voltamos para as mochilas. Fique com medo de terem mexido nelas enquanto a gente estava na cachoeira, mas graças a Deus elas estavam intactas. Pegamos elas e voltamos a caminhar sentido Abraão.

Andamos mais um pouco e chegamos no cume daquela montanha. A partir dali era só decida. Que delícia! Os gringos que estavam lá na cachoeira passaram pela gente. Estavam bem leves e a gente com uma mochila cargueira, que graças a deus, estava cada vez mais leve.

Fomos descendo até chegamos no Arqueduto, já escurecendo e as fotos vão ficando cada vez piores. Vídeos então... hehe.

 

(foto do arqueduto)

 

Ai viramos a esquerda e pegamos o caminho sentido a antiga prisão Lazaretto, que fica de frente para a Praia Preta.

 

(foto de lazareto e da praia preta)

 

Ali era uma antiga fazenda, que depois virou posto de saúde, e finalmente uma prisão. Hoje, ruínas e histórias. Fomos andando pela praia Preta e da para entender o porquê deste nome. Os pés ficam cheios de grãos de areia preto.

Saímos da praia paramos pra comprar um sacolé. Um dos melhores que já tomei na vida. Foi a combinação de 2 sabores diferentes. O que Laís pediu estava ótimo. Acho que era acerola com maracujá. O meu acho que era amendoim com nutella. O dela estava MUITO BOM. Vou voltar lá só pra comprar um sacolé, hehe.

Depois de mais alguns passos chegamos finalmente onde tudo  começou: Igrejinha de Abrão.

 

(foto da igreja de abraao a noite)

 

Aeeeeee!!!!

Chegamos à noite e estava bem movimentada. Fomos direto para o Hostel que Laís tinha reservado pelo booking. A dona demorou um pouco para chegar e nos receber, mas o lugar era muito bom. Tudo limpinho, banheiro ótimo, e toalhas super macias e cheirosas. Ficaram assim até o dia seguinte. Bizarro!

Tomei um banho, fiz uma mini janta e despenquei na cama pra dormir. Tinha ar condicionado. Bom demais depois de uma pernada bem longa.

Dia seguinte era só andar por Abraão e tentar comprar um imã de geladeira que tinha visto lá em Araçatiba.

 



==x==

O cronograma da aventura ficou:

Dia 0 - Introdução, Planejamento e Custos

Dia 1 – 13/12/2020 – Abraão x Palmas

Dia 2 – 14/12/2020 – Palmas x Caxadaço

Dia 3 – 15/12/2020 – Cachadaço x Parnaioca

Dia 4 – 16/12/2020 – Dia de descanso em Parnaioca

Dia 5 – 17/12/2020 – Parnaioca x Aventureiro

Dia 6 – 18/12/2020 – Aventureiro x Araçatiba

Dia 7 – 19/12/2020 – Araçatiba x Bananal

Dia 8 – 20/12/2020 – Bananal x Abraão

Dia 9 – 21/12/2020 – Dia de descanso em Abraão


Nenhum comentário: