domingo, 3 de janeiro de 2021

Introdução, planejamentos e os gastos em Bonito e no MS



Pré viagem / Introdução

Bom, eu tinha 20 dias de férias para tirar ainda no ano de 2020. Este ano foi marcado pelo o surgimento do COVID-19 e, até achar uma vacina, houve uma quarentena mundial que afetou a todos. O Brasil, não passou despercebido. Muitos países fecharam as suas fronteiras na tentativa de diminuir a taxa de propagação desse vírus que é realmente muito rápida.

O vírus começou no início do ano e, já estávamos no mês de outubro e as coisas estavam “começando” a voltar ao normal. Mesmo sem ter surgido uma vacina ainda alguns destinos internos começaram a se abrir para o turismo, embora as fronteiras de muitos países ainda permanecessem fechadas.

Durante o ano, estávamos planejando tirar férias no início de 2021 em que esperávamos que as coisas já tivessem voltado ao normal. Como disse acima, estávamos em outubro e pouca coisa tinha mudado. Queríamos ir para a Patagônia, mas as fronteiras estavam fechadas. Pensamos em fazer uma roadtrip pelo sul do Brasil, e começamos a trabalhar nessa ideia... Até que o trabalho de Lais resolveu dar férias a ela em novembro de 2020, e não no início de 2021 como pensávamos que aconteceria. Refizemos os nossos planos.

Minha roadtrip pelo sul eu gostaria que fossem no inverno. Novembro é praticamente verão! Não ia dar muito certo: não queria gastar tempo e grana na estrada para ir ver os Cânions do sul e só ver chuva ou nuvem. Então, começamos a pensar em outros possíveis destinos. Mas... para onde? Tudo fechado!

Pensamos em alguns destinos turísticos ... Até resolvemos ir para Bonito, no Mato Grosso do Sul (MS)! Bonito é famoso pela sua organização e critérios. Seria um lugar seguro, com menor probabilidade de contágio do vírus e um destino muito querido pelos turistas, embora estivesse beeeeeem longe na nossa lista de lugares para conhecer.

Brincávamos que a gente estava muito chique: “por falta de opção, vamos para bonito”, hehehe.

Chegamos a cogitar ir para o jalapão também, mas desistimos da ideia de ir agora e deixaremos para uma próxima oportunidade. Queremos ir na época que as águas lá estão mais cristalinas.

Decidimos então que iríamos conhecer Bonito! Já nos preparamos psicologicamente para gastar uma grana preta. Como eu costumo fazer tudo por conta própria, acaba saindo mais barato do que fazer por agência de turismo, pensava eu.

Começamos as nossas pesquisas sobre o lugar e descobrimos que você não consegue entrar em nenhuma atração de Bonito por conta própria! Tudo tem que ser por agência, porque são eles que dão o voucher para você entrar nas atrações. Sem eles, nada feito. Além disso, nem adianta muito pesquisar qual agência é a mais em conta já que o preço dos passeios é tudo tabelado. O que muda é apenas a qualidade do atendimento.

Sabendo disso, começamos a pensar quanto tempo ficaríamos e o que visitar. Resolvemos então: eu, tirar apenas 10 dias de férias para essa viagem do MS, e em dezembro, pegando o finalzinho das férias de 30 dias de Lais, fazer a volta na Ilha Grande no RJ com meus últimos 10 dias de férias restantes. Relatos da volta na Ilha Grande você pode ver clicando aqui.

Mas voltando a ideia principal, então seriam 9 a 10 dias no Mato grosso do Sul. Eu, claro, não ia me contentar em conhecer apenas Bonito. De cara já decidi que iriamos conhecer a capital Campo Grande. Ainda sobrariam mais alguns dias para conhecer alguma outra cidade que nos agradasse.

Fizemos nossas pesquisas de alguns lugares que poderiam ser interessantes e escolhemos as seguintes cidades: Campo Grande, Bonito, Bodoquena, Jardim e Rio Verde do Mato Grosso e Aquidauana. Tenho vontade de ir para Corumbá, mas essa eu vou deixar para quando estiver a caminho da Bolívia.


Caminho que fizemos, você pode ver clicando aqui

Powered by Wikiloc



Depois muita negociação e planejamentos, decidimos:

25/11/2020 – Ida de RJ para o MS, pegar o carro alugado, partir para Bonito (MS).

26/11/2020 – 1º passeio em bonito: Rio Sucuri e Parque das Cachoeiras.

27/11/2020 – 2º passeio: Rio da Prata e Gruta São Matheus. Nesse dia a gente pensou em colocar o passeio do buraco das araras em vez da gruta, mas achamos um absurdo pagar mais de 50 reais para ver araras que nós víamos de graça pelas ruas. Em bonito tem muita arara vermelha, já em Campo Grande muita arara azul. Tucanos vi mais em Rio Verde.

28/11/2020 – 3º passeio: Cachoeira Boca da Onça.

29/11/2020 – Dia de descanso. Gostaríamos de ir à Gruta Lago Azul, mas estava fechada por causa da pandemia. Resolvemos ir para o Balneário Ecopark e ficar por lá de bobeira. Tem boias e standup padle.

30/11/2020 – Sair de Bonito, pegar estrada até Aquidauna, conhecer a igrejinha e depois subir o morro paxixi (em Camisão), passar por Piraputanga e depois dormir em Campo Grande.

01/12/2020 – Sair de Campo Grande e fazer um bate-e-volta em Rio Verde do Mato Grosso para conhecer a cachoeira 7 quedas (do Didi).  Se der tempo, ir na cachoeira Los Pagos que tem no meio do caminho, e aí sim voltar para Campo Grande.

02/12/2020 – Conhecer a capital, entregar o carro alugado e pegar o avião de volta pra casa.


 

Passagem Aéreas

Compramos nossas passagens no site Passagens Promo. Só clicar no link. Conseguimos um desconto com ele. Saiu bem baratinho e ainda parcelamos em quatro vezes.



Agência para os passeios em Bonito

Acabamos fazendo com a H2O, pois foi a primeira que apareceu no Google e porque foi a que melhor nos atendeu pelo Whatsapp. Entramos em contato com outras agências também, mas o Guia Filipe da H2O foi super paciente com a gente e recomendo. Depois saiu o Filipe e  a Joyce que ficou nos orientando. Parcelamos os passeios em cinco vezes, então fica bem tranquilo.


 

Aluguel do carro

Pegamos o carro no aeroporto de Campo Grande e que havíamos alugado pela Rentcars. Clicando aqui ao lado, no link da rentcars você ganha R$ 50 de desconto no primeiro aluguel, e use esse código 6BZLHEEXK5. Ficamos com um carro da Wolksvagen, GOL, 1.0. Rodamos 1485 Kms no total. Carro muito bom. Câmbio macio e bom desenvolvimento. Só achei os bancos um pouco desconfortáveis o que acabou me cansando mais do que deveria nessa viagem. A empresa Foco nos atendeu bem também, mas demorou um pouco ali na hora com toda a documentação. Tanto na entrega como na devolução.


 

Hospedagem

Ficamos hospedados em duas cidades: Bonito e na capital Campo Grande. Queríamos dormir uma noite em Rio Verde de Mato Grosso ou em Coxim, mas o preço das estadias estavam tão altas que preferimos ficar hospedados em Campo Grande e fazer um bate e volta na cidade de Rio Verde do que dormir nela.

Em Bonito ficamos na Pousada Sucuri. Pontos positivos: Quarto bom, wifi bom, ar condicionado ótimo, chuveiro quente (embora eu só tenha tomado banho frio). Ótimo custo x benefício em Bonito. Pontos "negativos": café da manhã pode ser melhor e a cama também, embora considere boas.

Já em Campo Grande, ficamos numa pousada que fosse perto do centro e dos pontos que marcamos para conhecer. Primeiro íamos ficar na Center Plaza Hotel, mas como não tinha alguns requisitos que queríamos, ficamos numa outra opção bem baratinha que foi o Turis Hotel. Seria apenas 2 pernoites também.

Pontos positivos da Turis Hotel: cama confortável e gigante, wifi bom, ótimo custo x benefício no centro da cidade. Pontos Negativos: apareceu uma barata no quarto (que matei); no banheiro a água que caia na pia escorria até o chão molhando o chão do banheiro. Não tinha um caimento para o ralo da pia; a rua onde está o hotel, tem uns drogados a noite, o que pode ser um pouco perigoso se não estiver de carro por ali.



Alimentação

Todos os passeios em Bonito já colocamos com o almoço incluso. Mas jantamos nos seguintes lugares :

Em bonito: Pizzaria Zapizen, Restaurante Casarão, Taboa, Sorvetes Delícias do Serrado e Bar do João.

Em Campo Grande: Safari Hamburgueria e a pizzaria La Gondola.

Todos os lugares foram ótimos. Não deixe de provar a chipa, tereré, carne de jacaré, caldinho de piranha, sopa paraguaia (que é um bolinho salgado), sorvetes de bocaiúva e guavira (frutas locais).


  

Seguro Viagem

Fizemos pela Seguro Promo. Fizemos só para Lais.


 

Gastos Totais

Clicando aqui você consegue ver todos os gastos ($$$) que tivemos com absolutamente tudo nessa Roadtrip pelo Mato Grosso do Sul.



==x==

Índice da Aventura:

Pré viagem - Introdução, planejamentos e os gastos em Bonito e no MS
Dia 1 - Indo para Bonito
Dia 2 - Rio Sucuri e o Parque das Cachoeiras
Dia 3 - Rio da Prata e Gruta São Matheus
Dia 4 - Cachoeira Boca da Onça
Dia 5 - Balneário Ecopark Porto da Ilha
Dia 6 - Indo para Campo Grande pelo caminho do trem do Pantanal
Dia 7 - Bate e volta em Rio Verde do Mato Grosso
Dia 8 - Conhecendo a Capital Campo Grande


Nenhum comentário: