domingo, 17 de janeiro de 2021

Volta na Ilha Grande - Dia 3

Dia 3 – 15/12/2020 – Caxadaço x Parnaioca

                                                                                             

Hoje o objetivo era andar aproximadamente 16 Kms e acampar no camping da Janete em Panaioca.

(foto da praia de parnaioca com legenda dizendo q é parnaioca)

 

Como havia dito no dia anterior, fizemos o camping selvagem em Caxadaço. Ao levantar para tomarmos o nosso café da manhã, comecei a ouvir vozes ao longe. Depois ficaram mais perto. Já peguei meu canivete por precaução. Sempre. Depois vi que tinha uns velhos que chegaram com umas novinhas numa lancha ali na praia de Caxadaço, hahaha. Enfim, eles nos viram, nos cumprimentaram e foram curtir a praia. Nós, terminamos nosso café da manhã, levantamos acampamento e começamos a caçar a continuação da trilha. Caminho feito, só clicar aqui.

Powered by Wikiloc

 

Tinha que atravessar o rio que tomamos banho no dia anterior, passando pelas pedras. Ali está a continuação da trilha. Fomos andando, passando por várias jacas caídas no chão e cheio de mosquitinhos nelas, mas nada d+.

Esse caminho pode até não ser uma trilha oficial do Parque Estadual Ilha Grande, mas é muito bem definido. Não tem bifurcação. Só seguir o caminho e ir. Como não é oficial, tem que subir segurando em algumas raízes em determinados momentos, o que deixa cansativo. Mas depois que se chega ao ponto mais alto, vai ficando mais tranquilo. Aí vem as arvores caída que tem que passar por baixo ou por cima. Cansa, mas nada absurdo. O caminho mais cansativo pra mim, foi o da Praia de Santo Antônio até Caxadaço no dia anterior.

Depois de caminhar um tempinho, quando vai chegando perto da estrada que liga até Dois Rios, a trilha vai ficando mais “estruturada”: da para ver que era caminho de escravos, pois há várias pedras colocadas no chão mostrando algo que seria um caminho oficial, mas foi abandonado.

Ao chegar à estrada de Dois Rios, na plaquinha indicando o caminho para a entrada da trilha de Caxadaço, que foi por aonde viemos, ali foi um momento bem especial pra mim. Isso porque na primeira vez que vim na Ilha Grande, eu fui caminhando de Abraão até Parnaioca. Pode ser visto clicando aqui. Naquela vez, lembro que ao passar por essa placa pensei: um dia ainda vou conhecer esse caminho ali, que dizem ser bem brabo. Hoje eu conheci! Foi uma pequena realização pessoal pra mim.

(foto na placa de entrada da trilha de caxadaço)

Dali pra frente, eu já conheceria o caminho até Aventureiro então fiquei mais tranquilo ainda. Principalmente porque sabia que o destino final de hoje, Parnaioca, era um caminho super tranquilo.

Fomos andando até que chegamos à Praça de Dois Rios. Ali fizemos nosso registro de entrada junto a guarita, dizendo que iríamos ir até Parnaioca e ficar por lá um ou dois dias. Feito isso, fomos caminhando para a Praia de Dois rios.

(foto da praia de dois rios)

Chegamos num banquinho que tem ali, deixamos as mochilas cargueiras. Lais estava com vontade danada de tomar uma coca-cola. Ela deixou as coisas ali e foi andando até um quiosque que tem perto do Presídio. Enquanto ela ia, deixei as mochilas, roupas e meias no sol secando. Ela voltou e fizemos um pequeno lanche. Depois, curtir a praia e o rio ali atrás. Aproveitando tanto a água doce como a água salgada.

(foto do bolinho de aipim)

De volta à caminhada, fomos sentido ao presídio. Paramos ali no quiosque e pedimos três bolinhos de aipim e mais coca-cola. Estava bom demais!

De barriga um pouco mais cheia, voltamos a caminhar. Passamos perto do presídio mas não fomos lá dentro. Aparentemente estava fechado. A trilha é bem mais aberta. Espaçosa. Anda-se mais tranquilo.

Andamos, passamos pela ponte de cimento que tem ali e continuamos até que chegamos na Toca das Cinzas. Ali, como diz a lenda (e a placa no local), eram deixados os escravos fujões acorrentados até apodrecerem e virarem cinzas. Eita!

(foto da toca das cinzas)

Continuamos a caminhada passando por vários pontos com água. Já quase chegando a Parnaioca, começa uma descida sem fim. Nela, se não prestar atenção, passa-se pela pedra do coração.

(foto da pedra do coração)

Essa pedra é o marco da bifurcação que leva até o mirante do João. Fui nela quando fui à Ilha Grande pela primeira vez. Só clicar aqui para ver o caminho.

(foto de parnaioca)

Chegamos a Parnaioca e estava caindo uma pequena garoa. Nada q molhasse de verdade. Mas um pouco antes de chegarmos na praia em si, vimos um casal de gringos indo pegar o cmainho contrário. Já estava quase anoitecendo, eles estavam com roupas muito descobertas, uma mochila simples e estava começando a garoar. Sem falar que não se pode dormir em Dois Rios. Teriam que andar até Abraão. Ficou Lais e eu olhando um para a cara do outro sem acreditar muito naquilo e então falei "Bom, eles sabem o que estão fazendo. Eu espero" e continuamos a descer pra praia.

Ficamos no primeiro campimg que apareceu e depois vimos que este era o camping da Janete. Falamos com o pessoal, montamos acampamento, tomamos nosso banho quentinho e fomos jantar. A ideia para amanha seria ficar o dia todo de bobeira descansando em Parnaioca.


==x==

O cronograma da aventura ficou:

Dia 0 - Introdução, Planejamento e Custos

Dia 1 – 13/12/2020 – Abraão x Palmas

Dia 2 – 14/12/2020 – Palmas x Caxadaço

Dia 3 – 15/12/2020 – Cachadaço x Parnaioca

Dia 4 – 16/12/2020 – Dia de descanso em Parnaioca

Dia 5 – 17/12/2020 – Parnaioca x Aventureiro

Dia 6 – 18/12/2020 – Aventureiro x Araçatiba

Dia 7 – 19/12/2020 – Araçatiba x Bananal

Dia 8 – 20/12/2020 – Bananal x Abraão

Dia 9 – 21/12/2020 – Dia de descanso em Abraão


Nenhum comentário: