domingo, 17 de janeiro de 2021

Volta na Ilha Grande - Dia 2

Dia 2 – 14/12/2020 – Palmas x Caxadaço

                                                                                             

Hoje o objetivo era andar aproximadamente 9,7 Kms e fazer um camping selvagem na praia de Caxadaço.

(foto da praia de caxadaço com legenda dizendo q é caxadaço)

 

Como havia dito no dia anterior, acordamos nos camping nascer do sol na praia de Palmas já um pouco tarde. Principalmente para quem tinha a ideia de acordar cedo para ver o nascer do sol ali. Ficou pra outra oportunidade, hehe. Preguiça não deixou.

Tomamos nosso café da manhã, levantamos acampamento e começamos a andar até o final da praia. No final dela fica o “Camping de Palmas”. Parecia ser muito melhor do que o que nós havíamos ficado. Enfim... Continuamos a caminhar. Caminho feito pode ser visto clicando aqui.

Powered by Wikiloc


Depois de uma pequena subida, chega-se na praia do Mangue. Tem umas escadas de madeira para descer e chegar à praia.

(foto da escada de madeira)

Descemos as escadas e paramos uns minutinhos ali para tomar um banho de mar. Deixamos as mochilas ali na sombra. Na água, era engraçado: tinha partes geladas e partes quentes o tempo todo. Deveria ser o encontro da água do mangue, um pouco mais quente; com a água do mar, um pouco mais gelada.

Andando um pouco mais a frente, praticamente na mesma extensão de areia da Praia do Mangue, tem a praia do pouso.

(foto praia do pouso)

Paramos só alguns minutos para ficar de bobeira, mas nem tomamos banho nem nada. Só contemplar. Nesta praia, descem alguns barcos que vão para a praia de Lopes Mendes. As pessoas descem ali na praia do pouso e vão fazendo a trilha até chegar em Lopes Mendes. O mesmo caminho que a gente. Nós, com mochilas cargueiras, passávamos por algumas pessoas sem nada. E olha que nem somos brabos de trilha. Fomos num ritmo bem tranquilo. Muita gente leva coisas para ficar o dia todo. Ai fica pesado.

Continuando o caminho junto com algumas pessoas que chegaram de barco, começamos uma subida para chegar a Lopes Mendes. A praia é enorme. Já foi eleita uma das mais bonitas do Brasil. Vale a pena conhecer.

(fotos de Lopes mendes)

Deixamos nossas mochilas ali na sombra, colocamos a canga na areia e fomos curtir a praia. Ficamos umas duas horas ali, pelo menos. Fizemos um pequeno lanche e começamos a andar sentido ao final da extensão de areia da praia. Lá tem um barril com o nome de Lopes mendes.

(colocar foto do barril e dizer que é foto de internet)

Começamos a andar, mas o peso de lembrar que tínhamos muitos Kms a frente, depois da praia, fez a gente repensar e andamos só um pouquinho e voltamos para a canga e as mochilas.

Curtido bem a praia, era hora de voltar a caminhar. Voltamos até a bifurcação que da entre Lopes mendes e a praia Santo Antônio. Fomos sentido Santo Antônio e poucos minutos depois a trilha já fecha um pouco. Nada muito braba, mas já começa a ficar um pouco mais cansativa. Somado ao cansaço de curtir a praia anterior... Enfim. Continuamos e fomos até a praia de Santo Antônio em si, com as mochilas cargueiras e tudo. Um erro nosso. Deveríamos ter deixado as mochilas num canto ali e ter feito esse bate-e-volta na praia.

(praia de Santo Antônio)

Chegamos e a praia estava DESERTA. Sem uma alma viva. Lógico, fiz questão de nadar pelado ali. Tirei tudo e fui correndo pra água. Hahaha. Muito bom. Laís ficou com preguiça de entrar porque tirar calça lagging e botar, ainda por cima molhada da agua do mar, é um saco. Até entendo.

Voltei, botei minhas roupas, e começar a caminha da volta. Na subida de volta até a bifurcação entre Lopes Mendes e Santo Antônio, encontramos dois Chilenos. Conversamos por alguns segundos e partimos. De lá, fomos sentido Praia de Caxadaço.

Caminho até caxadaço, não sei se o cansaço das praias acumulou também, mas é bem cansativo. Algumas árvores caídas no caminho, não é abertão, mas é definido o caminho. Conforme íamos andando ia escurecendo. Como não é abertão, fica mais escuro ainda.

No meio do caminho tinha uma (pequena) corda para subir. Ali eu fiquei bem cansado. Subi, peguei a mochila de Lais, ajudei-a a subir. Descansamos uns 3 minutos e continuamos a caminhar. Passamos por alguns pontos com água até que chegamos finalmente na praia de caxadaço.

Logo de cara, já tem uma parte mais acima que da umas 3 ou 4 barracas. Descendo mais um pouco, já mais perto do rio onde da para tomar banho, da para colar umas 2 ou 3 barracas. Essa segunda área achei melhor. Mais perto da praia, quase do lado do rio e com algumas pedras que da para sentar ou usar como mesa. Montamos barraca ali e já fomos tomar banho.

Foi o primeiro camping selvagem de Lais e o primeiro banho mesmo no rio. Fizemos nossa janta com o fogareiro que eu trouxe, enchemos o cantil e fomos dormir.

Acordei de madrugada para fazer um xixi, e fui perto do rio pegar mais água. Nela vi tipo umas lagostas azuis enormes. Fiquei admirado com aquilo. Muito grande e azul. A lanterna do celular as atraiu. Fiz o que tinha que fazer e voltei pra barraca pra tentar dormir. Não consegui dormir muito bem nesse dia, mas vou deixar para comentar no próximo post quando fomos andar de Caxadaço até Parnaioca.



==x==

O cronograma da aventura ficou:

Dia 0 - Introdução, Planejamento e Custos

Dia 1 – 13/12/2020 – Abraão x Palmas

Dia 2 – 14/12/2020 – Palmas x Caxadaço

Dia 3 – 15/12/2020 – Cachadaço x Parnaioca

Dia 4 – 16/12/2020 – Dia de descanso em Parnaioca

Dia 5 – 17/12/2020 – Parnaioca x Aventureiro

Dia 6 – 18/12/2020 – Aventureiro x Araçatiba

Dia 7 – 19/12/2020 – Araçatiba x Bananal

Dia 8 – 20/12/2020 – Bananal x Abraão

Dia 9 – 21/12/2020 – Dia de descanso em Abraão


Nenhum comentário: