segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Portais do Hércules

A Greice ia com o Clube de Montanhismo de Niterói (CMN) subir o Portais de Hércules, no PARNASO. Perguntou se eu queria ir. Falei que sim na hora. Compramos nossos ingressos, marcamos ponto de encontro e partimos. O caminho percorrido pode ser visto clicando aqui.


Powered by Wikiloc


Dia 22/12/2018 – Subida até o Castelo de Açu
Acabou que teve um pequeno desentendimento lá no grupo (e não sei explicar direito, já que não faço parte do CMN), e eu e Greice resolvemos ir antes. Fomos no carro dela, só eu e ela. Nos encontramos num posto de gasolina em Niterói e pegamos a estrada.
Ao chegar lá, deixamos o carro num estacionamento que o rapaz lá nos cobrou 15 a diária. Paguei os dois dias e Greice ficou à cargo da gasolina e pedágio. Aceitei de boa.
Fomos andando até o parque, registramos nossa entrada, abastecemos nosso cantil e partimos para a travessia.










Tinha planejado de ir na cachoeira véu da noiva e ir na cachoeira das andorinhas que dá acesso ao morro do alicate, mas como Greice tinha visto previsão de chuva a partir das 15h, então estava determinada a chegar no Açu antes desse horário. E até que deu certo. Para tal, abortamos a ida a essas cachoeiras.
Chegamos no Castelo do Açu bem cedo. Desmontei a cargueira e logo depois encontramos as três pessoas que passamos lá na pedra do queijo. Conversamos um pouco e então fui tomar banho. Foi a minha primeira vez no abrigo. Sempre ia de camping e percebi que ficar no abrigo vale muito a pena. Fui tomar banho no banheiro mais próximo dos quartos. Ainda estava sol. Abri o chuveiro e só água fria, afinal não tinha pago o banho quente. Mas, mas, mas, mas ... não sei o que houve MAS ouvi o casal indo tomar banho junto no banheiro ao lado que fica mais próximo à entrada. Eles pagaram banho quente. Sei que quando eles tomaram banho, resolvi abrir a opção de banho quente e ... caiu aguá QUENTE! Tomei um banho quente super gostoso e de graça. Adorei.
De banho tomado, fui comer um pouco e então resolvemos passear por ali no castelo do Açu.









Logo mais tarde, quando voltamos para o abrigo o tempo começou a mudar um pouco. Choveu, mas não muito. Pessoal do CMN chegou debaixo de pouca chuva. Mais tarde começou a chover forte, mas ao cair da noite já estava limpando tudo.
Não aguentei muito tempo e fui dormir praticamente no pôr do sol.


Dia 23/12/2018 – Portais de Hércules
Acordei umas 4 da manhã, peguei minha mochilinha de ataque e fiquei esperando o pessoal do CMN se preparar. Greice já tinha visto o amanhecer lá uma vez, então resolveu ficar ali no açu e ver ali mesmo.
Começamos a nossa caminhada, e como tinha muita gente do clube, acabou que demoramos um pouco para avançar. Como tinha chovido no dia anterior e estava a noite, todo o cuidado tinha que ser redobrado.
Chegamos no Portais de Hércules e vimos um lindo amanhecer lá.












Voltamos para o Abrigo no castelo do Açu e de lá arrumamos nossas coisas para voltar para casa. Mais uma vez, Greice não quis esperar o pessoal então foi só eu e ela na frente. Meio que deixei Greice indo na frente para ela desenvolver melhor o senso de direção e faro de trilha. Ela mandou muito bem.





Voltamos para o carro e paramos numa pousada e restaurante que tem por ali perto que é muito boa. Comida farta e muito barata


De barrigão cheio, pegamos a estrada de volta para o rio. Final de semana incrível.
Final de semana incrível.


2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde amigo

Recentemente subi o pico da Bandeira com minha esposa e meu filho de 8 anos, vc acha que é possivel leva-lo nessa trilha frente as dificuldades?

Marcelo Ferreira disse...

Fala Felipe.
Depende do temperamento e comportamento do seu filho. Mas, como você já disse que ele subiu o pico da bandeira, conseguirá chegar ao portais tranquilamente. Não tem muita dificuldade técnica não. só é cansativa como toda e qualquer trilha. Sempre deixe ele perto de vocês e com cuidado onde pisa.
Um cuidado maior ao chegar nos portais em si, já é um grande abismo de frente para as montanhas. Não recomendo ir se estiver nublado ou chovendo, até porque, além de ficar mais perigoso, não irá ver nada.
Um abraço e boa caminhada.