terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Carrancas em MG


Um final de semana conhecendo a famosa cidade Carrancas de Minas Gerais. Famosa pelas suas inúmeras cachoeiras. Mesmo indo com um grupo grande e não conhecendo quase ninguém no grupo, curti muito o lugar e o grupo também. A cidade é bem tranquila, com uma boa comida e ótimos passeios. Tudo que um amante da natureza pode querer. Trilhas fáceis e para toda a família.
Com este grupo, o ponto de encontro foi posto do Shell, mas não o da rodoviária como de costume, e sim no da central do Brasil, perto do centro. Chegamos lá e já tinha algumas pessoas. A cumprimentamos e vi que a minha amiga Cíntia e o seu esposo Henrique já estavam por lá, dentro da loja de conveniência. Ficamos ali um pouco esperando ônibus chegar. Assim o povo ia chegando e nos preparando para pegar cerca de 6 horas de estrada até Carrancas.


Dia 1 - 08/12/2018 – Complexo da Zilda e da Onça
Chegamos na pousada já de manhã. Deixamos nossas coisas nos quartos, tomamos um café da manhã, e demos um pequeno passeio pela cidade.





marcando presença no centro de visitantes

Pousada que ficamos


Então era a hora de entrar no ônibus e partir para o passeio. O caminho todo que fizemos pode ser visto clicando aqui.

Powered by Wikiloc

Fomos de ônibus até a entrada do parque “Serra do Moleque”. Ali descemos do ônibus e entramos num “transfer” que é tipo uma gaiola carregada por um trator. Caminho com curvas bem fechadas e é bem íngreme. Após esse pequeno passeio com o trator, chegamos na entrada do parque em si. Custo de R$ 5 para entrar, se não me engano. Como os ingressos já estavam inclusos, não precisamos pagar ali na hora.





Começamos nossa caminhada, até chegamos no Guatambu, e um pouco mais a frente, a famosa cachoeira da Zilda. Muito bonita, mas acabei que não entrei nela.

Cachoeira da Zilda


Essa bota é impermeável mesmo? Passou no teste


Depois de algumas fotos ali na Zilda, continuamos nossa caminhada. Dessa vez fomos até a proa.






Muito bonito. Agora era hora de voltar para o centro de visitante. Ali vende lanches e possui banheiros. Entramos de volta no trator e este no levou até outra parte do complexo da Zilda que é onde tem as pinturas rupestres.






Assim que chegamos passamos pela cachoeira dos índios e paramos um momento para ver as pinturas rupestres. De acordo com o guia, estudos da UFRJ e da UFF, essas pinturas datam há mais de 3500 anos atrás.
Agora era hora de ir andar para o complexo da Onça. A caminhada começa com uma subida íngreme. Perdemos um atalho e acabamos passando pela cerca para pegar o outro caminho até a trilha.

"Flor" feita com o mato

Rio Capivari




Depois de andar um pouco chegamos no rio Capivari. Atravessei e ajudei o resto do pessoal a atravessar. Ali ficamos um pouco e curtimos o lugar. Fizemos um pequeno lanche também. Logo, era hora de voltar a caminhar e chegar na cachoeira da onça.

chegando na cachoeira das onças
Ao chegar perto da cachoeira da onça, algumas pessoas acharam arriscado e não continuaram a descer pelos galhos das arvores que tinham ali. Eu, claro, abusado, continuei. Valew muito a pena. Linda cachoeira. Teve um momento que escorreguei e acabei molhando o pé esquerdo. Hehe, mas nada d+. Ficou só eu e mais 4 pessoas ali. Resto do pessoal voltou.


cachoeira das onças


Voltei o caminho praticamente sozinho .... Até que encontrei o resto do pessoal lá no rio Capivari. Lá comemos mais um pouco e curtimos o local. Depois voltamos para o ônibus. Era hora de ir visitar a cachoeira do escorrega.
Chegamos la na cachoeira do escorrega e curtimos bastante. Não chegamos a ir no poço do escorrega, mas sim no escorrega em si. Não resisti e me aventurei.

Poço/cachoeira do escorrega



Depois de nos divertirmos bastante, era hora de ir embora. Entramos de volta no ônibus e fomos para um restaurante “almoçar” praticamente na hora da janta.
De barrigão cheio, fomos para a pousada descansar. Cheguei e apaguei. Acordei só das duas da manhã. Até pensei em ir para rua curtir a noite, mas estava um pouco frio e era tarde. Resolvi ficar na cama mesmo.
Tinha que acordar cedo já que o passeio do dia seguinte começaria por volta das 7 da manhã.


Dia 2 - 09/12/2018 – Complexo da Fumaça, Esmeralda e da Toca
Acordei cedo, fui logo tomar meu café da manhã e me preparar para o passeio. O caminho que fizemos nesse dia pode ser visto clicando aqui.

Powered by Wikiloc


Entramos no ônibus e a primeira parada foi na famosa cachoeira da fumaça.

Cachoeira da fumaça




Ribeirão perto da cachoeira da fumaça
É a queda mais bonita da região, porém, é proibida para banho. Além do grande fluxo de água, o que pode ocasionar afogamentos, a água é poluída. Imprópria para banho. Na hora que estávamos voltando para o ônibus, apareceu um cachorro e resolveu mergulhar na água também, hehe.


Entramos no ônibus e a próxima parada foi no complexo da Esmeralda.
Na portaria, tem banheiros, venda de lanches e acesso a wifi por 5 reais. Logo assim no início da caminhada para o complexo das esmeraldas tem um acesso até a cachoeira do beija-flor. Muito bonita. Seguindo o caminho, mais a frente se chega no poço dos três irmãos.



3 irmãos

Alguém ai levou um tombo? rsrs




O complexo das esmeraldas é um lugar lindo! Vale a pena revisitar várias vezes. Seguindo o caminho passamos pelo poço louva Deus e finalmente, a cachoeira da esmeralda em si.



cachoeira das esmeraldas



É bom ir cedo nesta cachoeira que é quando os raios de sol caem bem sobre a cachoeira e ela fica bem verdona, com a aparência de uma esmeralda. Muito lindo.
Depois de um tempinho curtindo essa cachoeira maravilhosa, entramos de volta no ônibus e seguimos nosso caminho até o complexo da toca, que é onde tem o poço do coração.

Cachoeira da toca



Poço do coração


coraçãozinho
Como o dia era um pouco mais curto, era hora de ir embora. Isso porque ainda tínhamos que pegar a estrada de volta para o Rio. Entramos no ônibus e voltamos para o centro de Carrancas. Lá almoçamos de “graça”. Explico: no primeiro dia estava combinado de irmos na cachoeira dos Anjos e como não deu, o valor do ingresso – que é 20 reais – foi revertido para cobrir o almoço deste dia. Justo.
Assim que enchi o barrigão fui direto em uma lojinha que vende artesanato e comprar um adesivo e um imã de geladeira. Estou fazendo coleção de todo lugar que eu visitar agora. Voltamos para a pousada, arrumamos nossas coisas e partimos de volta para o rio.
Carrancas é um lugar lindo e já quero voltar. Cachoeira da esmeralda é incrível.


Nenhum comentário: