segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Pedra do Baú e Ana Chata, mais Campos do Jordão


Nos Dias 1 e 2 de setembro estava marcado de irmos para São Paulo e subir a Pedra do Baú. Dia primeiro fizemos a conquista da Pedra do Baú e Ana Chata. No dia seguinte o planejado era ir pra Campos do Jordão conhecer a cidade e ir na fábrica de cerveja Badem Badem. E assim foi. Segue os relatos desse final de semana incrível.

(uma foto representando o evento)

A caminhada para a Pedra do Baú e Ana Chata pode ser visto clicando aqui.
Powered by Wikiloc



Dia 01 de Setembro de 2018 – Pedra do Baú e Ana Chata
Nos encontramos no dia 31 de outubro ali no posto shell perto da rodoviária novo e rio. Chegou todo mundo e o último a chegar o motorista Sérgio. Entramos na Van e pegamos a estrada sentido São Paulo.
Chegamos em São Bento de Bento do Sapucaí para tomar um café da manhã e esperar o guia Antônio do Armazém da aventura. Nesse evento, como existe um certo risco, acharam prudente contratar um guia local com instrumentos de segurança para evitar qualquer tipo de acidente, e também para aumentar nossa rede de contatos.

Contato:

Pracinha de São Bento do Sapucaí



Onde tomamos um café da manhã

Depois das apresentações feitas e barrigão cheio no café da manhã, entramos nos carros seguimos para o início da trilha.
Ao chegar, conversamos um pouco, recebemos as orientações dos guias, tiramos fotos, pegamos os equipamentos de segurança e então começou a hora da nossa caminhada.







única fonte de água durante a trilha

Ao chegar no ponto da via ferrata pela face norte, recebemos mais orientações e dividimos o grupo em três subgrupos. Fiquei no segundo.








Foi uma experiência muito legal. Pr levou o drone e filmou nossa subida. Muito legal.
Chegando no cume, era hora de descansar, comer alguma coisa e curtir o visual... e algumas fotos.



Aqui foi um dos primeiros abrigos de montanha do país

na pedra da baú




Depois da conquista, era hora de descer. Mais uma dose de adrenalina. Nessa hora o Antônio falou algumas curiosidades sobre a trilha. Ali no cume tinha as ruínas de um dos primeiros abrigos de montanha do país. Histórias também sobre a conquista do cume, a construção da via Ferrara, o seu financiamento, etc. Entre em contato com eles. Além da segurança (o que é muito importante), terá acesso a conhecimentos muito legais.

Após a decida da via ferrata da Pedra do Báu, vimos que a montanha já estava começando a ficar cheia. Muita gente subindo sem equipamentos de segurança. Até dá para subir, mas é um risco desnecessário, principalmente se estiver indo com um grupo. Partimos então para a montanha “Ana Chata”.


escadas

paredão da ana chata

gruta

Depois de passar por uma gruta e alguns lances com escada, chegamos no cume do Ana Chata. Tem um visual lindo para a face sul da pedra do baú.


hora do lanche





Depois de descansar um bom tempo por ali (alguns chegaram até a dormir, haha), comemos nossos lanches, batemos um bom papo, curtimos o lugar, fotos ... e então era hora de descer. Algumas pessoas fora do nosso grupo chegaram no Ana Chata escalando. Muito show.







Nos despedimos da montanha, então fomos para a loja do Antônio. Muito produtos bons e com um preço acessível ... Mas como eu já estava curto de grana e não tem nada que esteja precisando muito, acabei não comprando nada. O que queria comprar, um poncho, eles não tinham no momento.
Nos despedimos do pessoal e então fomos caçar algum lugar para comer. Como o horário não ajudou muito (entre 17 e 18 horas), os restaurantes estava fechados e a pizzarias e restaurantes para janta ainda não estavam abertos. Ficamos rodando pela cidade até que paramos numa pizzaria. Acabamos no rodízio mesmo. Comi tanto que nem quis pegar a pizza doce. Não aguentava.

Hora de encher a pança

Saciados de corpo e alma, era hora de ir pro camping descansar. Ao chegarmos lá, a impressão não foi muito boa: estava um pouco sujo. O motorista Sérgio nem quis ficar no quarto que tinham reservado para ele. Foi embora caçar algum lugar melhor para dormir. Valmir e eu aproveitamos e fomos dormir no quarto dele. Nem desmontamos a barraca. Na verdade, deixei a minha para o Nuno e a Dani se alocarem.
Tomei meu banho (super quente o chuveiro), entrei no wifi e coloquei para fazer backup das fotos, conversei, bebi um pouco com o pessoal e fui me retirar para dormir.

Avaliação sobre o camping São Bento:
Positivas: tem energia elétrica; bastante espaço para colocar barraca; wifi com grande alcance; lugar bonito; vista maneira para a pedra do baú.
Negativas: vários banheiros, mas apenas 1 funciona bem; um pouco sujo; quarto com várias brechas o que permite que alguns insetos possam entrar (principalmente abelhas com o bater de asas que não deixa ninguém dormir).


Dia 02 de Setembro de 2018 – Baden Baden e Campos do Jordão
Acordei cedo e fui tirar umas fotos do camping com a luz do sol. Quando tínhamos chegado no dia anterior, o sol já havia se posto. Vi vários papagaios lá.









Depois do todos acordados, e mochilas prontas, partimos para Campos do Jordão. Paramos numa padaria para tomar um café da manhã.


Como o lugar era bem próximo da fábrica de cerveja Baden Baden, fomos andando até lá. Chegando na fábrica, Henrique acertou todos os trâmites finais e ficamos aguardando o nosso horário.









Experimentamos 3 cervejas. Vale a pena o passeio. Depois de todos bem alegres e algumas comprinhas, entramos na van e partimos para a Vila Capivary.
Assim que chegamos na Vila Capivary, não estávamos com fome. Então resolvemos ir direto para o teleférico que nos leva até o pico do morro do elefante. Da para ir até de carro também.
Lá em cima tem algumas exposições com elefantes, claro.

teleférico de campos do jordão

moro do elefante




De volta na Vila, o grupo se dividiu: Alguns queriam comer comida mesmo, outros, conhecer o pastel do Maluf (point famoso da cidade). Fui junto com o pessoal do Maluf.




Depois de todos saciados, nos reencontramos no centro da cidade para nos separarmos mais uma vez: alguns queriam ir no jardim Mantikir (que custa uns R$ 40) e outros no pico Itapeva, que eu achava que era de graça. Como achei que o Itavepa era 0800 fui junto com o pessoal para lá.






Pico itapeva

Como tinha que pagar aproximadamente 30 reais (estacionamento + entrada) nem entramos de verdade no parque onde fica o mirante do Itapeva. Fomos até as torres de telefone (o ponto mais alto) e ficamos curtindo de lá.
Entramos de volta na Van, pegamos o pessoal no Jardim Mantikir e de lá, fomos de volta para casa. Final de semana incrível. Por mais dias assim.

Pegamos o resto do pessoal no amantikir...

...e partimos de volta pra casa assistindo um lindo por do sol na estrada.

Um brinde à vida
Lembrança que trouxe para casa: taça personalizada da banden-banden e a ganhadora de melhor cerveja do mundo em 2015

Nenhum comentário: