sexta-feira, 29 de junho de 2018

Projeto 1º mochilão na América do Sul

Então é isso. Mochila nas costas, e ir visitar alguns países. Os países escolhidos foram Peru, Bolívia e Chile. Já vi o que há de interessante para se fazer em cada lugar do país, de acordo com o meu perfil, e já planejei a rota. Será esta:

+ ou - o meu roteiro. Conexão dos desertos Uyuni com do Atacama não está legal.

O legal de se fazer o roteiro é que VOCÊ escolhe o que fazer, VOCÊ escolhe quanto tempo ficar... VOCÊ escolhe tudo! A liberdade já começa ai. A viagem já começou antes mesmo de eu sair de casa.

Já detalhei quantos dias preciso para fazer cada coisa que planejei e no momento estou no levantamento de preços (superestimados, pois é melhor sobrar do que faltar). Já levantei o tempo que vou levar de deslocamento para cada lugar, onde ir, quais opções de ônibus pegar, qual lugar ficar, endereços, preços dos passeios, praticamente tudo. Praticamente porque ainda não terminei de detalhar. Falta algumas pequenas coisas.

Ainda estou pensando se coloco aqui ou não o roteiro que fiz, detalhando os dias e tal... Talvez eu coloque DEPOIS que eu fizer o mochilão. 
Estava me programando para ir, a princípio em Maio de 2019, nas minhas primeiras férias. Primeiras férias como funcionário público efetivo. Maio é o mês do meu aniversário... Então será algo bem significativo para mim.

Estou pesquisando tudo. Se eu ver que já tenho absolutamente tudo pronto e é só pagar e ir, talvez eu vá em Agosto ou Setembro mesmo desse ano. Provavelmente não, mas, nada me seguraria. Uma hipótese de eu deixar realmente para maio de 2019 é para poder terminar do comprar alguns equipamentos que quero, como por exemplo, uma gopro e uma calça-bermuda. Já comprei algumas roupas para o frio. Ou seja, os gastos pré-viagem já começaram e já estou investindo. Até porque, esse será o meu primeiro mochilão que, se Deus quiser, serão muitos!


O roteiro de ~30 dias mochilando:

- PERU
rio de janeiro > santiago > lima > huaraz > lima > ica (e huacachina) > (pisco e) paracas > cusco > aguas calientes > machu picchu > aguas calientes > cusco > arequipa > puno

- BOLIVIA:
puno > copacabana > isla del sol (se o norte estiver aberto) > copacabana > la paz > ururo > uyuni

- CHILE
uyuni > san pedro do atacama > calama > santiago > rio de janeiro

Estava pensando em ir para Machu Picchu pela trilha inca clássica, que são 5 dias, se não me engano. Mas, conforme eu ia fazendo o meu planejamento, vi que ia pegar muito tempo além de encarecer bastante a viagem. Teria que abortar um deserto, e com certeza não vou fazer isso. Trilha longa vai ficar para uma próxima vez.

Finalmente vou realizar o sonho de conhecer os desertos.
Perceba que no chile vou conhecer apenas a parte norte do país. Santiago é só conexão. Isso porque, além do Chile ser um país muito caro, a parte norte não tem muito o que se fazer. O mais legal do Chile fica na parte sul do país. Aí já surgiu a ideia para um segundo mochilão para daqui uns 3 a 5 anos pra frente:

2º mochilão: Uruguai, Argentina e o sul do Chile. Mas, tudo pode mudar. Já deixo registrado alguns sonhos. Quero conhecer o parque Banff (Canadá) e as piramides no Egito (cairo). Acho que aí que nasceu minha paixão por desertos.

Deixo registrado também que, provavelmente, vou viajar sozinho. Chamei algumas pessoas que poderiam topar fazer isso, mas não aceitaram. Eu vou. Isso é certo, e que Deus me ajude.

Nenhum comentário: