domingo, 17 de janeiro de 2021

Volta na Ilha Grande - Dia 6

Dia 6 – 18/12/2020 – Aventureiro x Araçatiba

                                                                                             

Hoje seria um dia que prometia ser bem cansativo já que teríamos que subir uma das maiores montanhas da ilha (não a maior, ok?) para chegar em Provetá e de lá subir mais uma pequena montanha para chegar finalmente em Araçatiba.

(foto da praia de Araçatiba ou de proveta q ta mais bonito com legenda dizendo q é lá)

 

Acordamos muito bem no camping do Luis, tomamos nosso café e levantamos acampamento. Esse dia prometia ser cansativo. De cara, iriamos enfrentar um dos maiores aclives da programação. Lá fomos nós. A entrada da trilha é bem próxima ao camping. Parece que está entrando no terreno de alguém. O caminho que fizemos pode ser visto aqui. Andamos 10,26 Km.

 

Powered by Wikiloc

 

Começamos a subida sem fim. Ela é bem fácil na questão de orientação. Parece uma estrada de terra... Só que a inclinação é braba. Bem íngreme! Ao chegar ao cume, tem até um banquinho para descansar com umas plaquinhas com dizeres religiosos.

 

(foto do baquinho no cume)

 

Depois de descansar uns poucos minutos, começamos a descida. Na descida, passamos por alguns pontos com água e uns pontos com vistas legais. Mirantes.

 

(foto do mirante para proveta)

 

Ao chegar na praia, ela estava linda! A cor da água azulzinha e um ventinho bom. Como era por volta de meio dia e pouco, resolvemos almoçar por ali mesmo. O mais difícil já tinha passado. Andamos primeiro pela vila, porque sabíamos que tinha um minimercado por ali. Tínhamos que comprar suprimentos para os próximos dias.

 

(foto do mercadinho e da arvore de natal)

 

Compramos miojo (é claro), umas pequenas bebidas e biscoitos. Aceitar cartão também, embora o sinal não seja dos melhores. Comprados os suprimentos e voltamos para frente da praia e fomos no restaurante que tem por ali. Restaurante do Cristiano.

 

(foto das mochilas no restaurante do Cristiano)

 

Demorou um pouquinho, quase uma hora, mas chegou e chegou farto! Muita carne. Comida boa. Valeu a pena. O único ruim é que o tempo é um recurso escasso nesse tipo de atividade. Toda vez que se resolve parar para almoçar, principalmente em restaurante, perde-se um tempo valioso... Mas até que valeu a pena. O Cristiano até tirou foto nossa e falou que ia colocar na página do Facebook. Até hoje não vi se realmente fez, hehe.

Confesso que estava me sentindo bem ali que sugeri a gente descansar o almoço tomando um sorvetinho ali em frente à praia. Sugeri isso, mas Lais ficou receosa em relação ao tempo, então depois do almoço demos uns poucos minutinhos e voltamos para a caminhada.

 

O caminho para voltar para trilha é indo lá pra frente do mini mercadinho e indo sentido a igreja Assembleia de Deus.

 

(foto da assembleia)

 

Só ir seguindo. A partir daqui a trilha vai ficando um pouco mais urbana. Alguns postes levando luz elétrica para os vilarejos podem ser vistos durante toda a trilha. No cume, ou bem próximo dele, sempre tem um transformador de luz.

 

(foto do transformador no cume, wikiloc)

 

Ao descer, chega-se num ponto em aparece uma bifurcação. Para a direita é sentido praia vermelha e a gruta de Acaiá. Como não planejamos ir para lá fomos para direita, sentido praia de Araçatibinha e depois Araçatiba.

Chegando na praia de Araçatibinha, achei que era ali que deveria ter o nome de praia vermelha.

 

(foto da praia com areia vermelha de araçatibinha)

 

A areia da praia ali é super vermelha! Não paramos. Continuamos a caminhada até que chegamos na praia de Araçatiba. Pelo caminho já se via bastante pousada e cada vez mais gente no local. Bem mais cheia em comparação com todas as outras que havíamos passado... Mas não lotada. Bastante criança pulando para mergulhar no cais que tem por ali.

 

(foto da praia de araçatiba)

 

Fomos andando até que chegamos no camping do Bené. De cara, já não tinha gostado muito do camping, mas como era de frente pra praia, e era o indicado em alguns relatos, ficamos nele mesmo. O camping está mudando de nome, mas o dono continua sendo o Sr Bené. Só o vi de vista. Não conversamos.

O camping está/estava de reforma. Refazendo a cozinha. Banheiro um pouco zoado, mas pelo menos era quente. O masculino. O feminino estava gelado. No próprio camping tinha um bar e várias mesas. Isso pode ser um ponto positivo, já que oferece refeições e bebidas. Porém, toda via, contudo, entretanto; isso foi um ponto muito negativo para gente. Estávamos muito cansados da travessia. De andar bastante e de curtir a praia de Araçatiba em si, já que ficar em praia também cansa. O bar ficou fazendo barulho, e barulho muito alto, até meia noite e meia. Som alto, gente gritando... Um inferno! A gente estava doido para dormir. Deu umas 23h eu saí da barraca e fui falar como administrador (nem lembro o nome dele, acho que Alexandre. Fiz questão de apagar dos meus contatos). Isso para ver se paravam ou pelo menos diminuíam o barulho. Nada. Deu meia noite e eu perdi a paciência.

Além da barulheira, tinha um caminho de formigueiro passando em frente à barraca. Tudo começou a me irritar. Deixei Lais na barraca e saí, à noite, procurando alguma pousada para dormir. Enquanto fui pra praia procurar um lugar, Lais foi guardando as coisas nas mochilas.

Fui andando ao encontrar duas meninas locais sentadas conversando, perguntei a elas sobre um lugar para dormir. Elas me levaram num lugar que tinha que subir uma pequena escada, mas que era muito bonitinho lá em cima e não foi caro. Ótimo lugar. Falei com a dona que iríamos ficar. Voltei para o camping, ajudei Lais a terminar de guardar tudo, paguei só o que consumi no bar (não paguei o camping e nem pagaria), e ainda falei “Desculpa, mas não da para ficar no seu camping não”, e fui embora.

Chegamos na “Hospedaria Araçatiba”, tomamos outro banho e fomos dormir. Aliviados, conseguimos descansar muito bem. Dia seguinte seria um dia que iríamos andar bastante, de Araçatiba até Bananal.

 



==x==

O cronograma da aventura ficou:

Dia 0 - Introdução, Planejamento e Custos

Dia 1 – 13/12/2020 – Abraão x Palmas

Dia 2 – 14/12/2020 – Palmas x Caxadaço

Dia 3 – 15/12/2020 – Cachadaço x Parnaioca

Dia 4 – 16/12/2020 – Dia de descanso em Parnaioca

Dia 5 – 17/12/2020 – Parnaioca x Aventureiro

Dia 6 – 18/12/2020 – Aventureiro x Araçatiba

Dia 7 – 19/12/2020 – Araçatiba x Bananal

Dia 8 – 20/12/2020 – Bananal x Abraão

Dia 9 – 21/12/2020 – Dia de descanso em Abraão


Nenhum comentário: