segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Trilha para cachoeira do Mendanha


Final de semana chegando e o programado era ir comemorar o aniversário das meninas dos Caveiras da Montanha Carol e Fernanda. Elas alugaram um sítio (Shangrilá) em Campo Grande, RJ. Como falei que ia, aproveitei a oportunidade que iria para “big field” e resolvi achar um meio de conhecer a Cachoeira do Mendanha. O aniversário era no sábado 22, então procurei um meio de pernoitar por lá e fazer a cachoeira no dia seguinte.
Para conseguir pernoitar por lá, enchi o saco de Carol, da dona do Sítio do aniversário, de grupos no whatsapp, etc... Até que meu velho amigo de faculdade, Caio, veio me salvar. Era uma boa oportunidade de comemorar com amigos, rever um velho amigo e ainda fazer uma trilha linda. E assim foi. Arrastei Caio para ir na cachoeira comigo.
Um adendo: Carol também tinha conseguido um lugar para eu dormir: A casa da avó dela. Carol é um amor de pessoa. Pessoa que guardo no coração.


Dia 22/09/2018 – Aniversário das meninas
Acordei cedo, lá pelas 6 da manhã, e peguei a estrada. Assim que cheguei no posto shell perto da rodoviária Novo Rio, fiquei esperando Graça e Alba chegarem. A primeira a chegar foi Alba com linda filha. Emanuela, se não me engano. Poucos minutos depois chegou a Graça. Era hora de entrar no carro e pegar a estrada mais uma vez.


Liguei o google maps, sítio shangrilá, e partimos. Quase uma hora de viagem... Mas foi bem tranquilo. Ouvindo rádio jb fm, foi até prazeroso a viagem. Ao chegarmos no sítio, tinha estacionado em frente à uma lojinha. Falei com a recepcionista e ela que poderíamos estacionar ali dentro. Show de bola. Foi o que fiz. Fomos um dos primeiros a chegar.
Com o tempo foi chegando todo mundo. Festa show de bola. Bebi um pouco, mas lá pras 15h eu parei porque ainda iria dirigir.

eu me arriscando no slackline

zoé tirando onda

Alba brincando com sua filha


pimbolim/totó

Eu e as aniversariantes Carol e Fernanda

Acabando festa, me despedi do pessoal e parti para a casa do Caio. Peguei um engarrafamento. Ainda parei um tempo no posto de gasolina para recarregar o celular pois precisa do GPS para chegar na casa dele e meu celular estava sem bateria já.
Chegando na casa do Caio, tomei um banho, batemos um papo e morto de cansado, fui dormir porque o dia seguinte prometia: Cachoeira do Mendanha!


Dia 23/09/2018 – Cachoeira do Mendanha
Acordamos um pouco tarde para o que eu tinha planejado ... Tomamos café da manhã, peguei minha mochila e partimos pro carro. Cerca de meia hora até chegar no início da trilha.
Deixamos o carro de acordo com o tracklog de um rapaz que eu tinha pego. Daria para subir mais a estrada (não muito boa, pois é apertada e ruim), mas deixar o carro ali foi uma boa opção. Foi 0800 e só teve que caminhar um pouco mais. Nada demais.

Powered by Wikiloc

Após deixar o carro ali no local indicado, começamos a andar e pegamos a bifurcação errada. Não tinha olhado direito... mas como era bem residencial, acabamos passando pela casa de uma ex do Caio, hehe. Assim, voltamos para entrada certa para a trilha da cachoeira do Mendanha. Tem um estacionamento pago, ali na bifurcação.
Começamos a subida e logo mais à frente, na entrada em si da trilha, tem mais um estacionamento. Da para levar o carro até ali, mas creio que seja pago e vai judiar um pouquinho do carro, mas nada demais. Assim que chegamos percebemos alguns carros e já vimos que não estaríamos sozinhos na trilha. O que é um bom sinal também. Percebemos muito lixo ali na portaria também. Uma pena.


Estacionamento de verdade no portão vermelho

Entrada da trilha

Caio e eu

Começamos a trilha em si, e é um pouco cansativa. Paramos em alguns pontos para descansar, passamos por alguns grupos de trilha... até que chegamos finalmente na cachoeira.







Assim que se chega, você chega no topo da cachoeira do Mendanha. Ali tem várias poças que para mergulhar e é bem família. Muito agradável. Caio falou que tinha uma queda, que era muito bonita, então só descansamos um pouco e resolvemos subir mais a trilha para ver a tal queda.


Fomo até o poço que tem uma profundidade de 6 metros. Ali estava bem melhor. Não tinha ninguém. Ficamos ali descansando um pouco e curtindo o som da natureza. Resolvi me batizar e mergulhei nesse poço de 6m. Caio ainda não tinha entrado na água.
Resolvemos voltar para onde o povo estava. O topo da cachoeira. Assim que chegamos ali de volta, tomei mais um banho. Caio resolveu entrar também. Foi show de bola... mas Caio ainda estava bolado porque se lembrava dessa queda d’água grandona e não tínhamos achado ela. Ele pensava que era pra cima do rio... depois vimos que é descendo.

Depois de curtir ali um pouco e vermos o pessoal fazendo rapel ali na cachoeira, resolvemos descer e ver como é lá embaixo. Ali, aí sim Caio viu o que queria: Era a tal queda bonita. E ele tinha razão. Muito bonito mesmo.



hora de se batizar



Claro, não resisti e tomei outro banho de cachoeira. Essa é a cachoeira mesmo, o resto são poços. Muito bonita. Tinha pouca gente ali embaixo, então deu para curtir bem o local.
Já era por volta de 11 da manhã, então resolvemos ir embora. Só tínhamos levado água para beber e nenhum lanche. Resolvemos ir embora e almoçar no West shopping. Voltamos pro carro e ao chegarmos no shopping, fomos direto encher a pança. Giraffas mesmo. De barrigão cheio, voltamos para a casa do Caio. Lá, tomei mais um banho, um café e bate-papo... Então era a hora de partir para casa.
Peguei a estrada de volta para casa e cheguei por volta das 20:30. Cheguei morto de fome... não queria fazer nada. Só descansar. Comprei uma pizza pequena lá no Shan’s e comi sozinho. Muito bom. Fechei o final de semana com chave de ouro. Apaguei depois a pizza, hahaha. Muito bom.

Pra fechar o final de semana


Um comentário:

Raíssa Ribeiro disse...

Adorei o relato! Espero conhecer o mais breve essa cachoeira !